A distribuição começou neste sábado (28/12), na maternidade Ana Braga, onde 500 mães serão beneficiadas

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

O Governo do Amazonas iniciou, neste sábado (28.12), a entrega de 2.500 “kits bebês”, enxovais que serão destinados às mães em situação de vulnerabilidade social, nas maternidades da capital e do interior do Estado. As primeiras beneficiadas foram as pacientes da maternidade Ana Braga, na zona leste.

A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, destacou que, com esta ação, o Governo do Amazonas garante às mães e seus bebês, direitos básicos e a proteção da dignidade humana, pensando a assistência na sua integralidade.

Durante o evento na maternidade Ana Braga, foram distribuídos kits para mães que ficam no albergue e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca). Ao todo, são 500 kits que atenderão as mães da Ana Braga. Os kits doados contêm bolsa, fraldas de tecido, roupinhas e produtos de higiene.

Participaram da solenidade, além de Nayara Maksoud, a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, e a secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen dos Santos. Os três órgãos estão à frente do projeto e assinaram, na sexta-feira (27/12) um acordo de cooperação técnica nesse sentido.

A dona de casa Layane dos Santos, 18, foi uma das primeiras a ser beneficiada com o enxoval. “Eu estava precisando muito, porque não tenho condições de comprar fraldas, que é o que a gente mais precisa. Eu fiquei muito feliz com o kit e agradeço ao Governo do Amazonas pela iniciativa”, afirmou ela, durante a solenidade realizada no auditório da maternidade Ana Braga. 

Elias Almeida, pai de um bebê prematuro de 40 dias, também ficou contente com o presente. “Isso vai ajudar bastante as famílias que não têm condições financeiras. Agradeço a toda equipe pela atenção e por cuidarem tão bem das nossas crianças”, ressaltou.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, explicou que a verba para aquisição dos “kits bebês” é oriunda de um destaque orçamentário destinado à FPS. “É muito importante ressaltar que o recurso partiu do FPS. Com a ação, a Sejusc, o FPS e a SES-AM estão promovendo cidadania, principalmente para as mães em situação de vulnerabilidade social, que não têm condições de comprar esses produtos”, reforçou Jussara Pedrosa.

De acordo com Nayara Maksoud, além da Ana Braga, os kits também serão distribuídos nas outras maternidades da rede estadual de saúde da capital e algumas unidades hospitalares que realizam partos nos municípios do interior. “Essa parceria é muito importante, porque não se trata apenas de um enxoval, mas é uma forma de mostrar que o Governo do Amazonas aposta no tratar bem, e potencializa o processo de humanização, de contribuir para transformar a vida das pessoas”, frisou Nayara Maksoud.