O espaço revitalizado pela UGPE vai proporcionar melhorias para a prática esportiva


O Governo do Amazonas inaugurou, nesta terça-feira (25/02), o novo Campo do Suplanzão, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O espaço esportivo foi totalmente revitalizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e será administrado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que vai implantar os programas socioesportivos para os moradores do bairro.
O equipamento passou por adequações, como construção de muretas, drenagem interna e externa, instalação de 36 refletores de LED, manutenção da rede elétrica, pintura, construção de calçada, meio fio e sarjeta. Também foram realizados serviços de instalação de escadas metálicas, troca de gradil e do alambrado. Os investimentos somaram aproximadamente R$ 1,2 milhão.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, que representou o governador Wilson Lima na entrega, destacou a importância do campo revitalizado para a comunidade, como local de lazer, de convivência social e de estímulo para a prática de esportes.
“Entregamos mais um espaço esportivo, que será amplamente utilizado pela comunidade, por meio dos programas e projetos da Sedel. O campo não só promoverá a saúde e a prática do esporte, como também servirá como um ambiente de ocupação para as crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Além de complementar o período escolar, ajudará a desenvolver disciplina, respeito à hierarquia”, disse.
Segundo o secretário de Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, a determinação do governador é fornecer não somente o espaço físico, mas também cuidar dos adolescentes e das crianças. “Essa entrega é importante porque mostra a visão de um governo que entra com a construção, com a infraestrutura, e a Sedel vai atuar com os programas Pelci (Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior) e RespirAR, para unir a obra e as pessoas, porque elas fazem com que esse espaço aqui tenha vida”, afirmou.
O Pelci tem como missão fomentar o esporte de base e promover a inclusão social de crianças e adolescentes, com oferta de diversas modalidades esportivas, como futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol e jiu-jitsu.
Para o casal Heliton Ferreira, 33 anos, e Polyana Mota, 38, que leva o filho Pedro Lucas para jogar futebol, o espaço revitalizado melhorou muito para as crianças, que agora vão passar a usar um espaço de qualidade. “Ficou tão bonito agora para as crianças praticarem o esporte. É muito importante para elas se dedicarem a cada dia e para que possam se desenvolver e ser um atleta”, disse Heliton.
Já para Polyana, o espaço reformado traz sensação de segurança, pois no campo foi instalado gradil de proteção. “É muito bom saber que temos um lugar para poder compartilhar com nossos filhos, que eles possam desfrutar desse espaço que no nosso bairro não tinha e agora temos. E o nosso filho crescer e ter em mente, como ele quer ser atleta, que ele possa focar nesse intuito”, afirmou.


Revitalizações
Desde 2021, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 20 milhões em construções, revitalizações e reformas de espaços esportivos na capital e interior do estado. As obras são executadas pela UGPE e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Ao todo, foram 36 espaços inaugurados, sendo 31 na capital e cinco no interior.
Desses locais, 14 fazem parte do Pelci, sob a gestão da Sedel. Atualmente, o programa conta com 26 núcleos na capital amazonense, incentivando o esporte comunitário em mais de 17 modalidades.
Somente no ano passado, a UGPE revitalizou 18 espaços esportivos, entre eles, a Quadra Monte Sião, no bairro Jorge Teixeira, zona leste; o Campo Trave Amarela, na Colônia Terra Nova, zona norte; a Arena Betanhão e o Campo Noroeste, no bairro Betânia, zona sul; além de dois complexos esportivos e uma quadra poliesportiva no conjunto Viver Melhor 1ª e 2ª etapas, no bairro Lago Azul, zona norte.