Além do recurso, produtores rurais também receberam 182 documentos referentes ao setor primário, viabilizados pelo Idam

FOTO: Marfran Vieira/Idam

Pescadores artesanais de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) foram beneficiados, nesta terça-feira (30/07), com mais de R$ 1 milhão em crédito rural. Além do recurso, os produtores rurais do município receberam, também, 182 documentos indispensáveis para o exercício de atividades ligadas ao setor primário, alevinos e kits pescador, durante ação do Governo do Amazonas.

O crédito rural é fruto de 57 projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que tiveram a aprovação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), responsável pela concessão do recurso financeiro. O montante foi entregue em forma de equipamentos, apetrechos e implementos de pesca, além de recurso para o custeio da atividade.

“O crédito é uma garantia de melhores condições de trabalho para o pescador, que poderá desenvolver a atividade de forma mais consistente e com melhor produtividade. Esse é um compromisso do Governo do Amazonas para melhorar a vida dos trabalhadores rurais e garantir que todos do setor primário tenham acesso a políticas públicas”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, também reforçou a importância da iniciativa. “Os pescadores artesanais desempenham um papel fundamental na economia local e na segurança alimentar da região. Por isso, essa ação é uma oportunidade para que eles possam melhorar suas condições de trabalho, com canoas, motores e apetrechos de pesca, que proporcionarão melhores condições de trabalho e qualidade de vida”, afirmou.

Regularização

Das entregas de documentos, 160 foram referentes ao Cartão do Produtor Primário (CPP), 17 ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e cinco Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Na ocasião, também foram entregues 30 mil alevinos a piscicultores locais pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa).

A ação aconteceu no Parque do Ingá, localizado na avenida Manoel Urbano, 1031, bairro Aparecida.