Para melhorar o atendimento à comunidade escolar de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2,2 milhões na revitalização de 11 escolas estaduais do município. Os investimentos estão sendo realizados desde 2019, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e fazem parte das ações determinadas pelo governador Wilson Lima, para atendimento às unidades de ensino do interior.
Os serviços são, em geral, melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico, pintura geral, troca de telhados e, em alguns casos, ampliação de espaços comuns. No município, das 20 escolas da rede pública estadual, 11 já foram revitalizadas, sendo nove concluídas e outras duas estão com serviços em andamento. A previsão é que as demais tenham os serviços iniciados ainda neste ano.
A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, destaca a importância da continuidade dos trabalhos em toda a rede estadual de ensino. “Em dois anos e meio, não paramos com as revitalizações, estamos em trabalho contínuo para alcançar todas as escolas. Uma das nossas frentes de trabalho é para o interior e, desde o início, temos alcançado escolas em situações emergenciais, que não recebiam intervenção há anos”, ressalta a secretária.
O coordenador regional de Manacapuru, Messias Furtado, diz que os reparos fazem os profissionais da Educação, alunos e toda a comunidade escolar terem mais vontade de frequentar as escolas e ainda obter melhores resultados com o ensino.
“Das 20 escolas que nós temos, 15 são na sede do município e cinco são na zona rural. Desse total, mais de dez já passaram pelo processo de revitalização. As escolas revitalizadas representam um grande ganho para a comunidade escolar, porque, a partir do momento em que o educador e o aluno têm um ambiente escolar saudável, confortável, isso favorece o aprendizado e dá melhores condições tanto para os professores quanto para os alunos”, observa Furtado.
Melhorias
O Governo do Amazonas priorizou os reparos nas escolas de todo o estado, dando atenção especial àqueles que já tinham demandas antigas e não eram atendidas.
Além das revitalizações, novos aparelhos de ar-condicionado estão sendo instalados onde havia defasagem, para garantir que estudantes e profissionais possam estar confortáveis na sala de aula, mesmo nesta temporada de altas temperaturas.