Material reúne 100 projetos desenvolvidos na capital e no interior do Amazonas, no âmbito da educação básica

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Um total de 100 projetos desenvolvidos por professores e estudantes da educação básica, na capital e no interior do Amazonas, integram o 5º. Volume do Portfólio Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas. O material lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está disponível também na versão digital, e reúne projetos finalizados no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

Criado pela Fapeam, o PCE é um programa desenvolvido, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e secretarias municipais de educação de Manaus e Tefé (distante 523 km de Manaus), direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O novo volume do Portfólio foi lançado no dia 11 de fevereiro, durante celebração do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, em evento ocorrido no salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que ao longo dos últimos anos, o PCE se consolidou como uma ferramenta essencial para promover a integração da ciência no cotidiano escolar, incentivando o protagonismo dos educadores e a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

“O novo portfólio apresenta projetos desenvolvidos no âmbito do PCE. Ele é um pouco diferente dos volumes anteriores, os quais têm, cada um, 50 pesquisas concluídas. Este, reúne o dobro, são 100 pesquisas da capital e do interior realizadas no âmbito da educação básica, e que também trazem indicadores de CT&I”, disse Márcia Perales.

Ela lembrou ainda que um dos grandes desafios da área de CT&I é a popularização da ciência e a difusão científica, e os portfólios têm sido uma ótima ferramenta para publicizar informações sobre investimentos e resultados das pesquisas e tornam mais acessível o trabalho dos e pesquisadores do Amazonas.

“Os projetos aqui (no portfólio) apresentados refletem o comprometimento com a qualidade do ensino, a inovação pedagógica e o fomento à pesquisa científica, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e criativo”, finalizou a diretora-presidente da Fapeam.

Um dos projetos que integram a quinta edição do Portfólio é da professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Marivalda Moreira Oliveira. Intitulado ‘Pontos Turísticos de Borba’, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Conego Bento José de Souza, no município de Borba (distante 151 km de Manaus).

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

“O Programa Ciência na Escola tem sido uma valiosa fonte de oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto para os professores, quanto para os alunos, na educação básica. Além de oferecer bolsa para incentivar a participação, o programa se configura como uma poderosa ferramenta de aquisição de conhecimento”, enfatizou Marivalda, que agradeceu a oportunidade de coordenar projetos científicos via PCE.

Considerado um importante instrumento de divulgação e popularização da ciência, os projetos do Portfólio representam um recorte do amplo número de pesquisas finalizadas apoiadas pela Fapeam, na capital e no interior, de 2019 a 2024.

Confira o Portfólio em: https://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/

Inscrições PCE

A edição 2025 do PCE está com inscrições abertas até o dia 13 de março. Professores de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé podem submeter propostas para concorrer ao PCE, edital nº 008/2025. A estimativa é apoiar até 700 projetos, na capital e no interior.

No total, 2.800 bolsas serão concedidas pela Fapeam, distribuídas entre professores e estudantes. Cada projeto contempla uma bolsa na modalidade Professor Ciência na Escola (PCE) de R$ 800, pelo período de seis meses, e até três bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Junior (ICT/JR) de R$ 300 para estudantes, durante cinco meses.

Confira todos os critérios e requisitos para participar no edital, disponível em: www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0042025-programa-ciencia-na-escola-pce/

Portfólios

O Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, lançou em 2023, o primeiro Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas. Uma ação inédita que nasceu do compromisso da Fapeam de popularizar e difundir resultados de projetos de pesquisas científicas – básicas e aplicadas, tecnológicas e inovadoras, fomentadas com recursos públicos dos tesouros estadual e federal.

Os cincos volumes do Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas reúnem 300 projetos de pesquisas finalizados desenvolvidos na capital e no interior, em diferentes programas de fomento à CT&I da Fapeam e áreas do conhecimento.

Acesse a todos os volumes em: https://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/