Concertos, feira criativa e recital de piano estão na agenda dos espaços culturais mantidos pelo estado
Foto: Divulgação
De terça a sexta-feira (13 a 16/08), o público terá a oportunidade de aproveitar uma programação eclética de eventos e atrações, nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, oferecendo uma agenda rica de experiências culturais para todos os gostos e públicos.
Seguindo a programação de 10 anos da Série Encontro das Águas, o palco do Teatro Amazonas recebe nesta terça-feira e quarta-feira (13 e 14/08), o espetáculo “Baré Fiction”, encenado pelo Balé Folclórico do Amazonas com a Orquestra de Câmara do Amazonas, Madrigal do Amazonas e a Banda All Star.
O espetáculo que começa às 20h, apresenta um repertório dos icônicos filmes de Quentin Tarantino, incluindo “Os Oito Odiados”, “Pulp Fiction”, “Cães de Aluguel”, “Kill Bill”, “Django Livre” e muitos outros sucessos que marcaram a época. O evento conta com direção musical e regência de Marcelo de Jesus e possui classificação livre, os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.shopingressos.com.br
Foto: Divulgação
De terça a quinta-feira (13 a 15/08), às 17h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o Projeto de Digitalização do acervo “Um Amazonas”, que busca não apenas eternizar suas obras audiovisuais, mas também criar um documento histórico que registre a riqueza das identidades culturais do cinema amazonense. O projeto foi contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
‘UM Amazonas’
O objetivo é resgatar as 14 edições do “Festival UM Amazonas”76, promovendo um encontro entre o cinema 100% amazonense, seu público e a nova geração de cineastas que está emergindo na cidade. Com duração de 3 horas, o evento possui classificação livre e entrada gratuita.
Na quinta-feira (15/08), de 10h às 20h, o Centro Cultural Palácio Rio Negro recebe a ‘Feira D’, promovida pela D. Space, com mais de 50 atrações confirmadas. No local, será possível encontrar opções de acessórios, objetos para casa, moda e produtos de bem-estar. Criada e coordenada por André Porto Faleiros, e tem como objetivo abrir um espaço diferenciado para criativos da região, mas também promover um intercâmbio cultural com profissionais de outras cidades brasileiras. A feira acontece até domingo (18/08). Com classificação livre e entrada franca.
Foto: Divulgação
Na quinta-feira (15/08), às 20h, ainda como parte da programação de 10 anos da Série Encontro das Águas, o Teatro Amazonas recebe o concerto ‘Star Wars: A Saga Completa’ com o Coral do Amazonas juntamente com a Amazonas Filarmônica e Grupo Vocal dos Corpos Artísticos. O repertório apresenta a saga completa com trecho das três trilogias do filme, exibindo na ordem cronológica dos acontecimentos, os episódios: 04,05,06 / 01,02,03 / 07,08,09.
O concerto será exibido também no sábado e domingo (17 e 18/08), sendo sábado às 20h e domingo, às 19h. Com direção musical e regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões. O evento possui classificação livre, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br
Foto: Divulgação
Piano
O Centro Cultural Palácio da Justiça recebe na sexta-feira (16/08), às 18h30, a 5º edição do recital “Esse Tal de Piano”. O Recital de piano é um evento realizado pelo Recanto do Piano, onde os alunos da professora Edine Hsu, de faixa etária entre 06 à 18 anos irão apresentar um repertório diversificado de músicas eruditas e populares.
O nome do evento ‘Esse tal de piano…’ é um jogo de palavras que tanto associa ao propósito de apresentação musical em forma de recital quanto à utilização de uma expressão da linguagem cotidiana ao se tratar de algo ou alguém não muito familiarizado ao sujeito, realidade de alguns alunos que são iniciantes na aprendizagem do instrumento.
O recital desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos músicos. Ele permite que os músicos aprimorem suas habilidades técnicas e interpretativas, além de proporcionar uma experiência única de compartilhar sua arte com o público. Com classificação livre e entrada gratuita.
Na sexta-feira (16/08), às 20h, seguindo a programação de 10 anos da Série Encontro das Águas, a Amazonas Filarmônica juntamente com o Coral do Amazonas e a Casa Geek 42 apresentam o concerto ‘Oriente’, no palco do Teatro Amazonas.
O espetáculo conta com uma imersão completa no fantástico mundo oriental, com um repertório que inclui as suítes ‘Ghibli’, ‘O Tigre e o Dragão’, ‘K-pop’, ‘A Grande Marcha dos Turcos’, ‘RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)’, ‘Dragon Ball Z’ e ‘Pokémon’.
O concerto terá os solistas Suemi Hashimoto e Allan Praia e, nos arranjos, Guilherme Mannis, além do regente da noite, Marcelo de Jesus. O evento acontece também no domingo (18/08), às 11h, tem classificação livre e os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br
Ainda na sexta-feira (16/08), às 20h, o Teatro Américo Alvarez recebe o espetáculo ‘A Doente Hereditária’. O enredo retrata uma comédia em três atos escrita por Dimas Mendonça e dirigida por Mariellen Kuma, que traz uma releitura ousada e contemporânea da peça clássica 1O Doente Imaginário’, de Molière.
Foto: Divulgação
A narrativa gira em torno da personagem Mimi Feitosa, uma herdeira branca de muitos imóveis e prestígio, que apesar de sua vida aparentemente perfeita, acredita estar gravemente doente. Esta adaptação se destaca por sua abordagem inovadora, que combina humor, paródia e sarcasmo para abordar temas universais de forma leve e divertida.
Além disso, a montagem é marcada pela presença de um elenco composto 100% por pessoas trans, proporcionando uma nova perspectiva estética e técnica ao teatro brasileiro. Com classificação indicativa de 18 anos, a entrada é franca.
Endereços:
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Teatro Amazonas – Avenida Eduardo Ribeiro (Largo São Sebastião), Centro;
Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;
Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;
Teatro Américo Alvarez – Rua Ramos Ferreira, 1512, Centro