Em Manaus, o evento promove negócios e apresenta empreendimentos agropecuários na região

Fotos: Divulgação/Sepror

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da abertura da 1ª Feira de Empreendimentos e Negócios do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). O evento teve início nesta terça-feira (17/10) e se estenderá até quarta-feira (18/10), nas dependências da Suframa, situada na Avenida Ministro Mario Andreazza, 1424, no Distrito Industrial.

Representando o governador Wilson Lima, o secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) da Sepror, Airton Schneider, ressaltou a relevância desse encontro para impulsionar o desenvolvimento do setor agropecuário na região.

” O Governo do Estado está participando através do Sistema Sepror das ações que contribuem para esse grande momento que está sendo realizado aqui no espaço da Suframa. Nós do Governo estamos aqui presentes, compartilhando e enaltecendo a importância que este evento leva ao sistema agropecuário do Amazonas. Por isso, vamos contribuir para que mais eventos como este possam ter êxito e apresentar a sociedade a produção que é originária desses espaços produtivos que temos,” afirmou o secretário.

A feira, de acesso gratuito ao público em geral, tem como propósito apresentar os empreendimentos agropecuários e incentivar a formação de novos negócios na vasta área do DAS, que abrange 589.334 hectares em Manaus e Rio Preto da Eva.

Durante a abertura do evento, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva destacou que “a proposta da feira é divulgar os empreendimentos presentes no DAS, que incluem propriedades familiares, culturas de subsistência e empreendimentos de médio e grande porte, visando atrair investimentos em agroindústrias, bioeconomia e turismo ecológico, além de facilitar a conexão entre produtores, atacadistas e supermercados”.

A feira reúne mais de 30 expositores, entre instituições e empresas, que apresentam uma variedade de produtos do setor primário para a população. A programação inclui palestras sobre fontes de crédito ao setor primário, bancos e agências de fomento, bem como sobre cadeias produtivas da piscicultura, açaí, café, citrus e guaraná. Para o segundo dia, está previsto um encontro de negócios e palestras sobre cadeias produtivas de abacaxi, pecuária, óleos essenciais e dendê, além de apresentações sobre o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e créditos de carbono em propriedades rurais.

Apoio

Além do apoio à realização do evento, o governo conta com a participação ativa do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Idam) e da TV Encontro das Águas, bem como das prefeituras de Manaus e Rio Preto da Eva, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).

Programação

Hoje (17/10), ocorreu a apresentação de bancos e agências de fomento sobre fontes de crédito ao setor primário. Pela tarde, serão realizadas palestras sobre as cadeias produtivas da piscicultura, açaí, café, citrus e guaraná. Já amanhã, 18/10, no segundo dia, ocorrerá um encontro de negócios das 9h às 11h. Pela tarde, é a vez de palestras sobre as cadeias produtivas de abacaxi, pecuária, óleos essenciais e dendê, além das apresentações sobre o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e sobre créditos de carbono em propriedades rurais.

A Feira de Empreendimentos e Negócios do DAS promove o desenvolvimento do setor agropecuário na região, fomentando a economia local e possibilitando a expansão dos negócios nesse segmento de grande importância para o estado do Amazonas.