A primeira formatura ocorreu no dia 22 de outubro para oficiais


 FOTO
: Divulgação/CBMAM 

O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou neste sábado (06/11), às 10h, a solenidade de formatura dos 277 praças do Quadro Complementar Praças Bombeiro Militar (QCPBM) na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Os novos militares ingressaram nas fileiras da corporação em abril de 2020 para trabalharem no enfrentamento da pandemia da Covid–19. Dentre os profissionais estão técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal que atuaram – e ainda atuam – nas mais diversas modalidades de atendimento, levando saúde de qualidade às famílias amazonenses.

Durante a solenidade, os praças realizaram o juramento à Bandeira Nacional que é um dos ritos inerentes à carreira dos militares, conforme explica o comandante geral do CBMAM, Coronel BM Danízio Valente.

“A chegada dos militares da saúde à corporação foi um grande feito do governo Wilson Lima. Eles [bombeiros militares] ingressaram em meio a uma Pandemia e entendendo que nenhum passo dariam atrás. Hoje, entregamos à sociedade, militares que juraram diante do ‘pendão da esperança’ servir à população com alegria e esmero. Não é uma simples continência, mas uma continência à população amazonense”, frisou o Coronel.

De acordo com a 3º sargento BM Edriani Malcher, o sentimento é de gratidão e alegria. “Quero agradecer primeiramente a Deus por essa conquista, ao governador e ao nosso comandante geral. Ingressamos em meio a uma pandemia, antes mesmo de realizarmos nosso curso de formação e sinto-me honrada em fazer parte das fileiras do CBMAM”, disse a bombeira militar.

Respeitando as medidas de segurança contra a Covid–19 em evitar aglomeração de pessoas, a formatura ocorreu em dois dias diferentes, sendo o dia 22 de outubro para os oficiais e 6 de novembro o evento foi para os sargentos e cabos.

Estiveram presentes na solenidade o Deputado Estadual Cabo Maciel, o Vereador de Manaus João Carlos e o Diretor do Instituto Integrado de Segurança Pública, Coronel PM Aldo Albuquerque.

Policlínica Governador Gilberto Mestrinho – Em dezembro de 2020, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) passando a gestão da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho para a corporação. A unidade hospitalar é referência para pacientes vindos do interior do Estado.

No período de janeiro a setembro, a policlínica registrou 138.563 atendimentos dentre consultas ambulatoriais e procedimentos hospitalares.

Novo quadro de distribuição de efetivo – Em março deste ano, o governador Wilson Lima assinou o Decreto de publicação do novo Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE), que viabiliza a realização de concursos públicos e a expansão de postos dos bombeiros no interior do estado.

O QDE está ligado à Lei de Organização Básica (LOB) da corporação e projeta a ampliação do efetivo do CBMAM em todas as unidades e setores subordinados. O Quadro de Distribuição de Efetivo permite a abertura de novos postos na capital e a expansão no interior do estado.