Foram entregues 100 motores rabetas e 300 mudas de citros no município
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na terça-feira (15/02), ações de fomento e incentivo à pesca e à agricultura de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Na ação, com a participação do governador Wilson Lima, a Sepror celebrou termo de fomento com três entidades de pesca para o repasse de 100 motores rabetas, beneficiando pescadores da região, e entregou 300 mudas de citros (laranja e limão), que vão alavancar a produção dos agricultores.
O repasse integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio do programa Agro Amazonas, executado pela Sepror, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
A Colônia de Pescadores Z09, a Associação Mista de Agricultores Familiares e Pescadores e a Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais do município foram as entidades beneficiadas com as rabetas.
“Nunca tinha visto um governador empenhado com a nossa categoria. Somos três entidades de pesca aqui em Manacapuru e estamos vendo que o governador está preocupado com os nossos pescadores. Uma melhoria com a doação dessas rabetas para que eles possam chegar até os lagos e pescar o sustento para sua família”, disse Marcos Bindá, presidente da Colônia de Pescadores Z09.
Os equipamentos são os mais utilizados pelos pescadores ribeirinhos, por serem econômicos no consumo e pela sua praticidade na atividade de pesca. Além disso, facilitam o transporte dos pescadores na principal via de locomoção, que são os rios, lagos e igarapés.
Ao todo, serão entregues 430 rabetas, que somam investimentos em recursos financeiros na ordem de R$ 333 mil.
Kit mudas
Ainda durante a visita do governador Wilson Lima ao município, foram entregues 10 kits de mudas de citros (20 de laranja e 10 de limão), totalizando 300 mudas, aos agricultores familiares. A iniciativa trouxe satisfação para o produtor e presidente da Comunidade Novo Amanhecer, Francisco Mota.
“Esse benefício que estamos recebendo hoje é muito bom, pois influencia os produtores rurais a produzir mais e para que tenham mais iniciativa com esse apoio do governo”, destacou Francisco.
Ao todo, 2.900 agricultores serão beneficiados com 16.411 kits de mudas de citros. Cada produtor está recebendo 20 mudas de laranja e 10 mudas de limão, totalizando 87 mil mudas.