O certame, que não era realizado desde 2009, dispõe de 30 vagas para nível superior

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), aplicou, neste domingo (18/19), as provas do concurso público para preenchimento de 30 vagas no órgão. Mais de 4,8 mil pessoas se inscreveram no certame, realizado exclusivamente na cidade de Manaus.
Conforme o Instituto de Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador da seleção pública, os cargos são para nível superior nas especialidades de Agronomia, Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI, incluindo vagas para PCDs.
A Afeam não realizava concurso público desde 2009 e, agora, seguindo a determinação do governador Wilson Lima, contará com reforço no quadro profissional do órgão. Com o certame, sobe para 2.814 o número de vagas abertas pelo Estado desde o ano passado.
Lívia Lemos, 42, foi a primeira candidata a chegar ao Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Compensa, para realizar a prova. Lívia, que tentará vaga para Administração, ressalta que a seleção é uma garantia financeira para o sustento da família.
“Eu estudei, minha expectativa é para passar, que uma vaga seja minha, ter um salário bom para sustentar a família. Esses concursos mudam a vida das pessoas, tem que estudar, concorrer, fazer as provas até conseguir aprovação. É uma vida melhor”, declarou.

Jeanne Rocha, 41, é candidata a uma das vagas para pessoas com deficiência (PcD), na área de administração, e reforça a importância da inclusão em concursos públicos.
“É a primeira vez que eu vou concorrer a uma vaga de PcD, eu sou autista, fui diagnosticada no início do ano. É bom que todos tenham oportunidades iguais. Eu acredito que com eu estudei eu tenho uma boa chance. O salário aumenta, mais estabilidade, é uma liberdade financeira”, enfatizou Jeanne.

Remuneração
Os salários variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. A seleção pública conta, ainda, com cadastro reserva para oportunidades, de vagas que não foram preenchidas, que possam surgir durante o prazo de validade estabelecido.
Resultado
Conforme o cronograma da seleção, o gabarito oficial da prova objetiva será divulgado nesta segunda-feira (19/09); e o resultado final e homologação no dia 8 de dezembro.