A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou na quarta-feira (07/07), um balanço referente ao primeiro semestre de 2021. Os dados correspondem ao número de vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine – AM), que já ultrapassou a marca de mil, um resultado positivo, quando muitos setores pararam suas atividades em decorrência da pandemia da Covid-19.
De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Promoção ao Trabalho, 1.134 vagas foram ofertadas em âmbito estadual, entre os meses de janeiro a junho de 2021, onde 2.060 pessoas foram encaminhadas para seleção de emprego e 795 foram contratadas pelo mercado de trabalho, com 70% de aproveitamento dos candidatos.
Os dados também apresentaram números que correspondem ao atendimento de outros serviços do Sine, como o Seguro-Desemprego, que no primeiro semestre do ano contabilizou 1.770 solicitações presenciais, das quais 1.572 pessoas foram habilitadas a receberem o benefício. De forma presencial, através do atendimento agendado, que teve início em março deste ano, a Setemp recebeu 7.834 pessoas para a resolução de divergências voltadas ao Seguro.
Para a Secretária Executiva do Trabalho e Empreendedorismo, Neila Azrak, esse desempenho é sinal de que o trabalho nunca parou: “nosso dever como secretaria, é sempre dar suporte aos cidadãos amazonenses, através dos serviços que nós temos a oferecer e, com o apoio do Governo do Amazonas, isso tem sido possível”, disse.
Atendimento on-line
Com novas modalidades de atendimento, a Setemp teve que se reinventar neste período e também apresentou bons resultados no quesito digital.
O lançamento do Portal do Trabalhador apresentou ferramentas que possibilitam aos usuários, acessarem os serviços do Sine Amazonas, como o envio de currículos, cadastro para emprego, vagas de emprego e a orientação do Seguro-Desemprego.
No total, 1.471.849 acessos foram contabilizados desde seu lançamento, que aconteceu em maio de 2021. Já o número de pessoas inscritas em alguns dos serviços oferecidos, através do Portal, ultrapassou a marca de 72.358.
Outro destaque, foi o atendimento por meio dos canais disponibilizados para atender o público neste período de isolamento social. Dentre os serviços, estão a orientação do Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital, cadastro para empregos, os quais atingiram a marca de 19.522 atendimentos através da plataforma, todos solucionados.
O Sine Amazonas segue com o atendimento presencial de forma agendada, recebendo somente as pessoas que possuem alguma divergência no Seguro-Desemprego e que marcaram através do WhatsApp: (92) 98433-5624. Quanto aos outros serviços, podem ser acessados através do Portal do Trabalhador em: www.portaldotrabalhador.am.gov.br.