Para o público infantil, foram oferecidas brincadeiras com jogos educativos e interativos
FOTO: Divulgação/Fapeam
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) levou para seu estande no Programa Governo Presente atividades de popularização da ciência apoiadas pela instituição e oportunidades para despertar o interesse público pela ciência, tecnologia e inovação, durante a 9ª edição do evento. A iniciativa promovida pelo Governo do Amazonas foi realizada, neste sábado (27/07), na Escola Estadual José Bernadino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.
No espaço da Fapeam, o público teve a oportunidade de conhecer os programas amparados pela Fundação e projetos apoiados pelo Governo do Amazonas na área de ciência, tecnologia e inovação, assim como participar de jogos educativos e interativos, como tapete de ilusão óptica e atividades infantis.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a ação do Governo Presente, como uma iniciativa importante, realizada nas diversas zona da cidade de Manaus, que permite levar até a sociedade o trabalho desenvolvido por cada instituição da administração direta e indireta.
“A gente faz com que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pela Fapeam no estado, incentivando a apresentarem, quem sabe nos próximos editais, novos projetos, porque não estão aqui apenas estudantes, mas o público em geral”, disse Márcia Perales acrescentando que uma das linhas de ação da Fapeam é a popularização da ciência.
Apresentação
Um dos projetos que foram expostos na ação foi a “Química das cores naturais, estudo e aplicação de frutas da Amazônia como indicadores de pH” desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), coordenado pela professora da Secretaria de Estado e Desporto e doutora em Química, Persiely Pires Rosa, que levou amostras dos extratos indicadores de ácidos-bases (substâncias que em solução aquosa sofrem ionização) produzidos a partir do cará, pitaya e urucum.
Desenvolvido com alunos da Escola Estadual Vicente Telles de Souza, o projeto teve o objetivo de identificar pigmentos naturais de antocianina (compostos solúveis em água e altamente instáveis em temperaturas elevadas) em frutos da região Amazônica, para utilizá-los como recurso didático no ensino da química e assim auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da disciplina aliando a teoria à prática.
“Nosso projeto buscou despertar o interesse nos estudantes pelo conhecimento científico de forma clara e prática, além de socializar junto com a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destacou a professora.
Sobre o apoio da Fapeam para o desenvolvimento do projeto, a professora destaca que trabalhos de pesquisa escolares precisam ser amplamente divulgados na mesma medida que devem ser apoiados.
“O Governo do Amazonas proporciona esse fomento, que incentiva e valoriza os professores, pesquisadores e estudantes a sempre estarem motivados a explorar novas maneiras de expandir a educação fora da sala de aula”, acrescentou Persiely.
PCE
Pioneiro no Brasil, o PCE é uma ação idealizada pela Fapeam com objetivo de apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus e Tefé.
Governo Presente
Em sua 9ª edição, o Programa Governo Presente ocorre sempre aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade. Durante a ação, são oferecidos serviços como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas e palestras. Ao todo, 37 órgãos estaduais estão envolvidos na ação de cidadania.