A cavalgada que marcou a abertura do evento reuniu mais de 40 cavaleiros

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Foi aberto no sábado (22/10) I Encontro Agro do Careiro da Várzea com Cavalgada, que contou com o apoio do O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O evento reuniu mais de 500 pessoas do município (distante 25 quilômetros de Manaus).

Por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), foram disponibilizadas tendas, banheiros químicos, equipamentos, mesas e cadeiras. o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) ficou responsável pela a logística do evento, disponibilizando equipamentos e colaboradores para dar suporte a cavalgada e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) fez a fiscalização de sanidade dos animais, definindo responsabilidade, organização e regras.

O evento foi realizado pela Associação de Pecuaristas de Careiro da Várzea (ASPECAV), para comemorar um ano de existência da entidade que não possui fins lucrativos. Ao todo foram percorridos cerca de 10 quilômetros, saindo da Fazenda Nossa Senhora da Conceição, até o km 5, da estrada do Cambixo.

De acordo com o coordenador do evento e presidente da ASPECAV, Francisco Roque, o objetivo é comemorar 1 ano de existência da associação, valorizar o produtor e o trabalhador rural e reconhecer a importância da atividade agropecuária para a população local. “Também é uma ótima oportunidade para confraternização, integração e fortalecimento do setor com a aplicação de palestras, exposição de animais e dos trabalhos dos pecuaristas”, afirmou o coordenador.

Com o apoio do Sindicato Rural de Careiro da Várzea e da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), foram ministradas palestras para os produtores rurais da região, sobre a sanidade animal do gado.

Sanidade animal

Para que o bem-estar animal seja preservado, os cavaleiros devem apresentar dois tipos de exames negativos para mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE), para poder participar da cavalgada com seus respectivos animais.

O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que o Governo do Estado vem apoiando todas as Feiras Agropecuária, feiras de agronegócios e eventos voltados ao desenvolvimento do setor primário no estado.

“A união faz a força. A associação existe há apenas um ano e olha quantas conquistas. O associativismo é o caminho para que a gente possa resolver os problemas comuns dos associados produtores rurais. E daqui há 1 ano, a associação já vai poder participar de editais para buscar equipamentos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS)”, finaliza Petrucio.