Agricultura, piscicultura e pecuária estão entre os assuntos abordados em minicursos e palestras, entre os dias 7 e 9 de agosto
FOTO: Arquivo/Idam
Entre esta quarta-feira e sexta-feira (07 e 09/08), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai oferecer, gratuitamente, 17 palestras e minicursos sobre assuntos relacionados à agricultura familiar, piscicultura, bovinocultura e regularização de trabalhadores rurais. As capacitações ocorrerão durante a 8ª Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, localizada na avenida Professor Nilton Lins, zona centro-sul de Manaus.
Entre as temáticas abordadas estão: estratégias de suplementação volumosa para rebanho bovino durante a estiagem, manejo de pirarucu; chamadas públicas para o setor pesqueiro; tecnologias para a aquicultura; sistemas de produção da cultura do cacau, açaí e mandioca; e produção orgânica.
Na programação constam, ainda, os assuntos: importância da meliponicultura na preservação do meio ambiente; licenciamento ambiental na agricultura familiar; Cadastro Ambiental Rural (CAR); introdução à pesca esportiva; biocaldas; e bioinsumos.
“A intenção é capacitar não apenas o produtor rural, mas, também, levar informações, de forma gratuita, sobre esses assuntos ao público em geral. Serão 17 palestras e minicursos totalmente gratuitos, com os mais diversos assuntos”, pontuou a gerente de Capacitação e Metodologia de Ater (Gecam), Ana Cecília Lobato.
Programação
As capacitações serão gratuitas e abertas ao público, sendo realizadas, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, de 8h às 16h, na Universidade Nilton Lins
Quarta-feira 07/08
Estratégias de Suplementação Volumosa para Rebanho Bovino em Época de Estiagem — 8h
Manejo de Pirarucu — 9h
Chamadas Públicas para o Setor Pesqueiro no Amazonas — 10h
Tecnologia para a Aquicultura — 11h
Sistema de produção de Cultura de Cacau — 14h
Sistema de Produção da Cultura do Açaí — 15h.
Quinta-feira 08/08
Sistema de Produção da Cultura da Mandioca — 8h
Produção Sustentável: a importância dos Alimentos Orgânicos Agroecológicos — 9h
Importância da Meliponicultura do Meio Ambiente — 10h
Processo Regulatório da Meliponicultura — 11h;
Apoio ao Licenciamento Ambiental na Agricultura Familiar — 14h
O Uso da Reserva Legal como Oportunidade Econômica através do manejo Florestal Madeireiro e não Madeireiro — 15h
Cadastro Ambiental Rural (CAR): Importância e Benefícios — 16h
Sexta-feira 09/08
Biofertilizantes — 8h
Introdução à Pesca Esportiva — 9h
Biocaldas — 11h
Bioinsumos — 14h