Cerca de 40 agricultores e piscicultores participaram do treinamento

FOTO: Kevyn Sousa / Idam

O governo do Amazonas, por meio da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Manaus, capacitou cerca de 40 agricultores e piscicultores da comunidade Frederico Veiga em Boas Práticas de Manejo da Piscicultura. O objetivo é demonstrar com aulas teóricas e práticas as etapas de todo o manejo da piscicultura em tanques escavados.

A aula prática realizada nesta quinta-feira (17/02), na BR 174, km 02, comunidade Frederico Veiga, zona rural de Manaus, abordou a importância da legalização da atividade de piscicultura e o manuseio de kits para análise e manejo da água dos viveiros.

Segundo o técnico em agropecuária e gerente da unidade local do Idam Manaus, Ofir Hage, o Instituto está preparado para levar assistência técnica continuada para os agricultores que precisam de orientações para produzir. “A nossa missão é atender ao máximo o nosso público. Temos um compromisso com a agricultura familiar”, enfatizou.

De acordo com o engenheiro de pesca e instrutor do curso, Marcel Ribeiro, a iniciativa é essencial para alavancar a piscicultura familiar tendo em vista as dificuldades enfrentadas por conta da pandemia e pela alta dos insumos. “Com as orientações e técnicas repassadas, os agricultores e piscicultores poderão aplicar as práticas de manejo, produzir com qualidade e otimizar os custos”, destacou Marcel.

Na comunidade Frederico Veiga, os agricultores trabalham principalmente com a avicultura de corte e o cultivo de hortaliças, e a piscicultura surge como mais uma alternativa de renda.

“Eu trabalho na área de avicultura, na criação de galinhas caipiras, e me interesso pela área de piscicultura. Apareceu essa oportunidade de participar desse curso e aprendi muito com o professor e engenheiro de pesca Marcel, pois tem passado de forma detalhada as orientações”, disse a agricultora Luciane Theobald, do ramal da Vitória.

Diversificação da Produção

Para o presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Comunidade Frederico Veiga (Asacofv), Martinho Pantoja, de 59 anos, esse curso é uma necessidade para que eles possam diversificar a produção. “A produção de aves foi afetada com os custos dos insumos, e com o cultivo de peixes poderemos incrementar a nossa renda”, pontuou.

O governo do Amazonas, por meio do Idam vem fortalecendo as atividades produtivas com a execução dos Projetos Prioritários, a exemplo das culturas agrícolas, criação de aves e criação de peixes.