Produtores rurais das comunidades do Igarapé do Monte Alegre, Igarapé Branco e do Jarina tiveram acesso a serviços e assistência prestados pelo instituto

Fotos: Divulgação/Idam

Cinquenta produtores rurais de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital) tiveram acesso a serviços de orientações sobre regularização de propriedade, cartão do produtor primário (CPP), assistência técnica e serviços voltados ao setor primário, durante ação realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em três comunidades do município, entre os dias 10 e 16 de novembro.

No cronograma da visita técnica, estiveram comunidades dos ramais Igarapé do Monte Alegre, do Igarapé Branco e do Jarina, nas quais foram atendidos agricultores e pecuaristas familiares das localidades. “A ação foi fundamental para assegurar ao produtor o acesso aos serviços do Idam, principalmente aos que enfrentam entraves relacionados a deslocamento, por estarem mais longe das sedes dos municípios”, destacou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

O gerente da unidade local (UnLoc) do Idam em Eirunepé, Marden Augusto, também avaliou a ação como positiva, uma vez que, segundo ele, a visita técnica atingiu o objetivo pretendido. “Mapeamos nosso público assistido com a coleta de dados para a regularização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na ocasião também divulgamos políticas públicas como Crédito Rural e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e oferecemos serviços de assistência técnica”, informou.

Após a conclusão de visitas às três comunidades dos ramais do Igarapé do Monte Alegre, do Igarapé Branco e do Jarina, o Idam informou que novas ações já estão em planejamento pela UnLoc do município. “Daremos continuidade a essa importante ação, que visa atender todos os produtores rurais, com emissão de documentos. Também será efetuado o cadastro de produtores no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, garantiu o gerente da UnLoc do Idam em Eirunepé.