No estado, o instituto promove a capacitação e regularização de produtores rurais, além de viabilizar o crédito rural aos trabalhadores

Foto: Idam/Arquivo

Em 2024, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), intensificou a atuação nos 62 municípios amazonenses, com a elaboração de projetos de crédito rural, regularização e capacitação aos trabalhadores rurais.

No ano, o instituto assistiu 44.049 agricultores familiares e produtores rurais amazonenses, que se deu por meio das 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados. A assistência foi reaizada nas sedes dos 62 municípios amazonenses e, também, em 3.002 comunidades rurais e 534 comunidades indígenas.

Ainda no que diz respeito à assistência, no período, também foram realizadas 20.206 visitas de Ater pelos técnicos do Idam a produtores rurais e agricultores familiares assistidos pelo órgão.

Foto: Idam/Arquivo

Crédito rural e regularização de documentos

A atuação para o fomento ao setor primário também esteve entre as prioridades do Idam. De janeiro e dezembro de 2024, o órgão atuou na elaboração de mais de 2,6 mil projetos de crédito rural, que foram aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso.

Com isso, foi garantido aos trabalhadores rurais, por meio dos projetos de crédito elaborados pelo Idam, mais de R$ 50 milhões. O recurso foi destinado à aquisição de equipamentos e implementos agrícolas e de pesca, além do custeio das atividades desempenhadas pelos trabalhadores do segmento.

Outro ponto alto do Idam em 2024 foi a regularização dos trabalhadores rurais, com a emissão, renovação e retificação de 33.041 documentos rurais. Do total, foram contabilizados 22.232 Cartões do Produtor Primário (CPP), 9.290 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 1.519 Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Foto: Idam/Arquivo

Capacitações e Dias de Campo

No ano, o Idam capacitou 1.891 produtores rurais e agricultores familiares, por meio de 86 cursos, palestras e workshops. Para prestar melhor assistência aos trabalhadores rurais, o Idam também atuou na capacitação de 236 técnicos, que participaram de 10 cursos.

Outro projeto que ganhou força em 2024 foi o “Dia de Campo”, uma iniciativa do órgão que promove as boas práticas voltadas às diversas culturas existentes no estado. Com isso, aconteceram, entre janeiro e outubro deste ano, oito “Dias de Campo”, que reuniram 896 participantes.

Os “Dias de Campo” realizados neste ano foram direcionados às culturas do café, mandioca, piscicultura, castanha-do-Brasil e meliponicultura.

“O Idam encerra 2024 em alta e o desempenho alcançado é resultado do compromisso do Governo do Amazonas com o setor primário. Não foram medidos esforços para garantir que todos os serviços, da capacitação à elaboração de projetos de crédito, chegassem ao maior número de produtores rurais, das sedes às comunidades mais longínquas dos 62 municípios amazonenses”, avaliou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.