Projeto reúne instituições nacionais e inglesas

FOTO: Diego Alves/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, nesta quarta-feira (08/06), da Oficina Impactos do Desmatamento na Precipitação da Amazônia. A atividade, realizada por meio de videoconferência, debateu o projeto Cidar, produto de parceria entre a Universidade de Manchester, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade de Taubaté (Unitau).

“Neste contexto, o Idam entra trazendo informações de qual o impacto das mudanças climáticas para as nossas populações ribeirinhas, tanto no aspecto social quanto no aspecto econômico e produtivo. O projeto nos fornecerá os dados climáticos para podermos trabalhar nossas atividades”, explicou Antônio de Castro, engenheiro agrônomo da Gerência de Produção Vegetal do Idam (GPV).

Ainda conforme Castro, a oficina teve o intuito de apresentar dados climáticos a representantes do Idam de modo a auxiliar nas atividades do Instituto.

Projeto Cidar


Com o objetivo de investigar como o desflorestamento da Amazônia impacta as chuvas e tempestades em escalas regionais, usando-se de simulações climáticas de altíssima resolução, o projeto conta com participação de pesquisadores com ampla experiência em modelagem climática e interações vegetação-atmosfera.