Cinquenta agricultores participaram das atividades sobre colheita, pós-colheita, seleção e manejo da variedade Turiaçu-Amazonas

Em Barreirinha (a 331 quilômetros da capital), 50 agricultores familiares participaram de duas Demonstrações de Métodos (DM) sobre produção de abacaxi da variedade Turiaçu-Amazonas. À frente da iniciativa esteve o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que conta com uma Unidade Demonstrativa (UD) de Abacaxi no município, onde foi realizada a capacitação.

A primeira demonstração teve como tema a colheita e pós-colheita do abacaxi; e a segunda foi sobre seleção e manejo de mudas de abacaxizeiro. Ambas as atividades, realizadas no sábado (07/12), contaram com a presença da coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi, Silvia Abreu, e da técnica Ariane Lobato.

A Unidade Demonstrativa foi implementada em 2023, com 0,5 hectare, e já está entrando na fase de colheita. O objetivo, segundo informou o gerente do Idam, Rafael Koide, é compartilhar conhecimento técnico sobre a variedade Turiaçu-Amazonas, bem como assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores da comunidade.

“Durante 15 meses, a unidade local atuou junto aos produtores realizando métodos de Ater com temas voltados para a cadeia produtiva do abacaxi. Participaram 50 produtores do evento”, destacou.