Com função de receber sugestões, elogios, críticas, denúncias ou esclarecer dúvidas do público, ouvidor assume importante papel de transformação social
Canal aberto para o livre diálogo entre uma repartição pública. FOTO: Weslen Simplício

Canal aberto para o livre diálogo entre uma repartição pública/empresa com o cidadão ou cliente, as ouvidorias são instrumentos fundamentais de uma democracia, e o ouvidor, que tem a função de receber sugestões, elogios, críticas, denúncias ou esclarecimento de dúvidas do público, assume um importante papel de transformação social, por meio da capacidade de ouvir, entender e se colocar no lugar do outro de forma imparcial.

Na data em que se comemora o dia deles, Dia Nacional do Ouvidor, 16 de março, instituída pela Lei Federal nº 16.232/2012, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) homenageia esses profissionais fundamentais para a garantia dos direitos do cidadão. Por meio do recebimento de manifestações do público, eles são os responsáveis pelo aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade.

“A Ouvidoria vem para somar e resolver os problemas que não foram solucionados por outros canais de atendimento ao público”, explica a ouvidora da Imprensa Oficial do Amazonas, Patrícia Câmara. “Na IOA, a Ouvidoria vem para fortalecer o trabalho, para diminuir falhas e trazer melhorias à autarquia”, complementa.

Consolidada pelo Decreto Estadual nº 40.636/2019, que instituiu o Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), a Ouvidoria da IOA, juntamente com todas as Ouvidorias do Estado do Amazonas, atende às exigências da Lei Federal nº 13.460/2017, o “Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos (CDU)”, sendo um serviço seguro, confiável e disponível para atender o público com responsabilidade e sigilo de informações.

Dentre os principais atendimentos da Ouvidoria da IOA durante o ano de 2020 estão manifestações públicas referentes ao Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) ou a respeito dos decretos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, e dúvidas sobre aposentadoria. 

Em todo o ano de 2020, foram recebidas cerca de 120 manifestações, uma média de dez atendimentos por mês. “Solucionamos todas as demandas. Temos um prazo de 30 dias para responder, podendo ser prorrogado por prazo igual. Sempre buscamos dar um retorno o mais rápido possível para a sociedade”, ressaltou Patrícia Câmara.

Canais de atendimento

 A Ouvidoria da IOA mantém canais de atendimento pela internet ou telefone de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. O atendimento presencial está suspenso devido à pandemia do novo coronavírus.

• Site: www.imprensaoficial.am.gov.br/ouvidoria

• E-mail: ouvidoria@imprensaoficial.am.gov.br

• Telefone: (92) 2100-7535 e 98459-4529

Além disso, a Ouvidoria da IOA também disponibiliza ao público o canal “Fala.BR”, uma plataforma do Governo Federal que integra todas as Ouvidorias no Brasil e que permite ao cidadão fazer a sua manifestação sobre os serviços públicos prestados no estado do Amazonas. Para acessar, basta clicar no link: https://falabr.cgu.gov.br/publico/AM/manifestacao/.

Imprensa Oficial 

A Imprensa Oficial é uma autarquia do Estado do Amazonas com 128 anos de história, responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) e pela produção de materiais gráficos em geral. A autarquia fica localizada na rua Doutor Machado, 86, Centro.