Um passo histórico, projeto marca o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor público

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), na segunda-feira (11/11), para implementar soluções sustentáveis, com foco na transição energética das instalações da Autarquia, por meio da criação de uma usina solar fotovoltaica.

“Alinhado à visão de sustentabilidade do governador Wilson Lima, este contrato marca um passo significativo na trajetória da Imprensa Oficial. Implementar uma usina solar representa nossa contribuição para a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais”, destacou o diretor-presidente da Imprensa, João Ribeiro Júnior.

Com o apoio da Gerência de Estudos e Projetos da Ciama, composta por Fernando Folhadela e Aristóteles de Almeida Neto, a colaboração abrange as etapas de criação, desenvolvimento e implementação do projeto, cuja conclusão está prevista para novembro de 2025. Esta parceria conta ainda, com a atuação da diretora de Gestão-Financeira da IOA, Núbia Maciel Barreto, o chefe de Gabinete da autarquia, Lucas Rocha e o gerente de Logística, Francisco Chagas.

A usina solar fotovoltaica fornecerá uma fonte de energia limpa, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica, além de promover uma gestão ambiental mais responsável.

Segundo o diretor-presidente da Ciama, Aluízio Barbosa, a companhia está trabalhando a questão da eficiência enérgica junto a vários órgãos do Governo do Estado. “Integrando as nossas ações voltadas para a eficiência energética, firmamos um Termo de Cooperação Técnica com a Imprensa Oficial, visando a elaboração do projeto básico para construção de uma usina solar fotovoltaica a ser instalada no órgão”, disse.

Seguindo as diretrizes do Governo do Estado, a Imprensa Oficial se destaca como um modelo de inovação. A transição para uma matriz energética renovável reforça seu compromisso e responsabilidade com a administração dos recursos públicos e a promoção de práticas de preservação ambiental.

Medidas práticas

Desde 2021, a autarquia vem implementando soluções de economia em suas dependências, adotando medidas como o reajuste nos horários do expediente e pequenas ações, como evitar deixar aparelhos em modo stand-by, desligar completamente os computadores ao final do uso, adotar canecas no lugar de copos plásticos, entre outras medidas.