Em dois dias, mais de 2 mil candidatos acessaram o site para se inscrever

FOTO: Divulgação/Cetam

As inscrições para o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (painéis solares) foram um grande sucesso e registraram recorde de inscrições. Em apenas dois dias, um total de 2.635 candidatos se inscreveram para as 200 vagas disponibilizadas. O curso é ofertado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Agora, o processo entra na fase de análise documental e, no dia 4 de agosto, será publicada a lista com os selecionados. As aulas terão início no dia 8 de agosto e encerram no dia 26 de setembro.

O curso foi idealizado com o intuito de proporcionar o desenvolvimento econômico, tecnológico e de inovação no Amazonas; e o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas para o egresso operar e manter sistemas dessa natureza.

Além disso, visa estimular o desenvolvimento sustentável e econômico do estado, com a geração de emprego e renda nesse segmento.

As 200 vagas foram divididas em 120 para a capital e 80 para os dois municípios do interior, Itacoatiara e Parintins. Em Manaus, as aulas serão ofertadas na unidade do Galileia, na escola profissionalizante Estelio Dalison e no Instituto Benjamin Constant (IBC).

Solicitação

A oferta do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos partiu de uma solicitação da Sedecti, por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), por entender que o Amazonas detém um grande potencial para geração de energia fotovoltaica (solar) que é sustentável e limpa.

De acordo com estudos do setor, o Amazonas possui uma irradiação global horizontal de 4.825 Wh/m2, o que torna viável o aproveitamento da energia solar para geração de eletricidade.