Destinado para os atletas e comissões técnicas, evento proporcionou o contato com a culinária e costumes dos estados

Com música, dança, comida e muita integração cultural, a 3ª edição da “Noite dos Estados” colocou os estudantes-atletas em posição de aprendizado na noite deste sábado (28/09), nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024. O momento encerrou o dia de abertura do segundo bloco de competições, que também contou com as estreias de cinco novas modalidades esportivas.

Promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a Noite dos Estados reuniu atletas e comissão técnica das 27 unidades de federação presentes na competição. De acordo com a oficial da delegação amazonense no JEBs 2024, Christina Livero, a ação faz parte do principal objetivo da competição, o de formar cidadãos.

“O JEBs tem um caráter diferente das demais competições esportivas. Eles buscam integrar, formar, ainda mais do que competir em alto nível. São jovens em idade de formação. Integrar esses estudantes, apresentar a diversidade cultural brasileira, estimular o respeito e o conhecimento, é o que buscamos hoje”, ressaltou.

E foi com esse objetivo que a delegação amazonense caprichou no estande do estado. Com boi-bumbá, comidas típicas e itens artesanais referentes às lendas e às culturas amazonenses, a barraca foi um sucesso entre os participantes. Para a aluna Kamila Fernandes, 14, atleta do estado de Pernambuco, o item favorito foi a bala de cupuaçu.

“Nunca tinha provado e amei. Está super aprovada a balinha. A barraquinha do Amazonas está muito legal, com várias comidas gostosas”, enfatizou a estudante pernambucana.

FOTO: Luiggi Bacelar

Já para a amazonense Emily Benevides, da Escola Estadual Eunice Serrano, a barraquinha que mais chamou atenção foi a do estado da Bahia.

“Foi a que mais gostei. Estava muito empolgada para a Noite dos Estados. Esse é um dos momentos mais legais da nossa viagem”, destacou a amazonense.

Competições estreantes

Mas, o sábado não foi apenas de festa. Os estudantes-atletas amazonenses estrearam no xadrez, no vôlei de praia, no futsal, no badminton e no basquete. Com as competições ainda em fase inicial, nenhuma disputa foi definida, e o Amazonas segue com 40 medalhas conquistadas, sendo 13 ouros, seis pratas e 21 bronzes.

Atletismo: Heloá Cordovil, prata no arremesso de peso e no lançamento do martelo; Dean Santos, ouro no lançamento de disco, série Prata

Atletismo Adaptado: Maria Clarice Bentes, ouro na série Prata no salto adaptado; Shayla Wadressa, ouro na série Bronze no arremesso de peso e Cristian Souza, prata na série Bronze nos 80 metros

Handebol: Ouro na série Bronze com a

Escola Municipal Charles Garcia, handebol masculino

Judô: Ana Eloíze Almeida, bronze na série Ouro; Ryan Delrikson, prata na série Bronze; Guilherme de Souza, bronze na série Bronze; André Vinicius Amora, bronze na série Bronze e Adenílson Muniz, bronze na série Bronze

Karatê: Ana Carolyne Bezerra, ouro na série Ouro; Julia Raizel, bronze na série Ouro; Kaiane Lucena, ouro na série Prata; Isabella Paiva, ouro na série Prata; Yudi Taquita, bronze na série Prata; ouro na classificação geral feminina série Prata e bronze na classificação geral feminino série Ouro.

Taekwondo: Sarah Carneiro, bronze na série Ouro; Paulo Victor Lima, bronze na série Ouro; Rafaela Coelho, ouro na série Prata; Sara Albuquerque, ouro na série Bronze; Dreykson Gabriel, bronze na série Bronze e Maria Elitia, bronze na série Bronze

Tênis de Mesa: Argemiro Figueiredo, bronze na série Ouro; e Felipe Lopes, bronze na série Prata; bronze na classificação geral masculino, série Ouro e bronze na geral masculino, série Prata

Wrestling: Ester Vitória, ouro na série Ouro; Iolanda Torres, bronze na série Ouro; Kelly Lares, bronze na série Ouro; Sthefanny Guedes, ouro na série Prata; Dylan Lares, prata na série Prata; João Marcos, bronze na série Prata; Guilherme Oliveira, bronze na série Prata; Ana Carolina Prestes, bronze na série Prata; Gustavo Costa, ouro na série Bronze e, no feminino por equipes, prata na série Ouro e bronze na série Prata.

O JEBs é um evento organizado pela CBDE. No nível do desporto escolar, é a maior competição nacional no calendário. Neste ano, são 17 modalidades e mais 5 mil atletas em participação. O Amazonas possui representantes em todas as modalidades.

FOTOS: Charles Badr (foto geral) | Luiggi Bacelar (personagens) / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar