A atividade oferece experiências educacionais multidisciplinares, com foco nas práticas de Educação Ambiental

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O Projeto Fazenda Escola, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, voltou para a segunda edição a partir desta quarta-feira (31/07). Desta vez, o público-alvo são os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, alcançando cerca de 12 mil estudantes de escolas de Manaus e dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. A iniciativa tem como objetivo oportunizar aos alunos da rede estadual a experiência de aulas práticas em um ambiente rural.

As atividades tiveram início com 148 alunos das Escolas Estaduais (EE) Eliana Socorro Pacheco Braga e Zilda Arns Neumann, que foram conhecer a Fazenda Santa Rosa, localizada no Km 5, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Na ocasião, os estudantes tiveram experiências educacionais interdisciplinares e multidisciplinares, com foco nas práticas de Educação Ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável, origem dos alimentos, entre outras.

Para a aluna Ana Beatriz Oliveira, da EE Eliana Socorro Pacheco Braga, a parte mais interessante da visita foi observar os animais que vivem na fazenda, entre eles os peixes-bois.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Muito legal, quando eles sobem, eles respiram, aí depois voltam para o fundo da água. É muito bom ver. E também gostei da explicação sobre as laranjeiras daqui”, afirmou.

Ao final da visitação, os alunos precisam preparar um relatório sobre o passeio, compartilhando as experiências obtidas.

“Está sendo uma experiência muito fascinante para eles, os alunos estão muito felizes com essa oportunidade, eles estão se sentindo privilegiados por estarem aqui aprendendo in loco o que é ensinado em sala de aula”, declarou a professora Merielly Silva, da EE Eliana Socorro Pacheco Braga.

A iniciativa integra um dos 13 projetos prioritários do Programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021, e que está sob responsabilidade da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) e do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“É uma oportunidade de trazer as escolas para participar das atividades de Educação Ambiental em um espaço não-formal e a chance de aplicar os temas transversais dessa Educação Ambiental dentro do currículo, dentro da rotina escolar”, explicou o diretor do DPDI, Rafael Ferreira.

Na primeira edição, no ano de 2022, o projeto atendeu estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, contando com a participação de mais de 40 mil alunos, de 181 escolas da rede estadual.

Cronograma

Durante os próximos três meses, mais 39 escolas da rede estadual serão atendidas pelo projeto e diversos alunos terão a oportunidade de conhecer as ações na Fazenda Santa Rosa. As visitações se estendem até o dia 30 de outubro.