O projeto integra o cronograma de ações dos programas Conquistar e Contraturno Digital, do Governo do Amazonas
O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus, foi o palco, nesta quarta-feira (31/07), da primeira edição do Aulão Presencial do projeto Conquistar e Contraturno Digital de 2024.
Desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), os projetos têm o objetivo de trabalhar na recuperação de aprendizagem de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano) até os discentes do Ensino Médio, contemplando também os estudantes da modalidade da Educação de Jovens Adultos (EJA).
Realizado desde 2018, os aulões presenciais eram anteriormente focados no projeto Conquistar, para alunos do Ensino Médio. Agora, a novidade é o aumento no leque de alunos contemplados, com a participação dos discentes-alvo do Contraturno Digital. No Ceti Gilberto Mestrinho, aproximadamente 200 estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio participaram da ação.
“É uma ótima oportunidade de revisitar conteúdos, seguindo os objetivos de recomposição de aprendizagem dos dois projetos. Aqui, estamos com alunos do Ensino Médio. Já nas outras escolas de Ensino Fundamental, os aulões serão com alunos do 8º ano”, enfatizou a assessora pedagógica do Cemeam, Gabriela da Rocha.
Neste primeiro aulão, as disciplinas ministradas foram as de Língua Portuguesa e Matemática. O Cemeam prepara, para as próximas escolas, aulas de Física, Química, Biologia, História, Geografia e Redação.
Funcionamento dos projetos
Considerados projetos prioritários do Governo do Amazonas na educação, o Conquistar e o Contraturno Digital têm maneiras semelhantes de disseminação. Com videoaulas, cadernos de atividades para estudantes, orientações aos professores e simulados, os materiais estão disponíveis em formato digital, pelo YouTube.
Os materiais didáticos dos projetos Conquistar e Contraturno Digital também alcançarão, nos próximos meses, as salas de aula do Ensino Mediado de todo o Amazonas, com foco especial nos alunos de comunidades afastadas.
Dinâmicas educacionais
Idealizado para curtos tempos de aula, a dinâmica do Aulão Presencial ministrado para turmas de Ensino Médio prioriza tópicos recorrentes nos vestibulares. E foi com essa estratégia que os estudantes do Ceti Gilberto Mestrinho estudaram sobre análise do discurso, narrativas e construções textuais, temas utilizados nas redações das provas de ingresso ao Ensino Superior. Com didática extrovertida, a professora Milena Marães comentou sobre os métodos de ensino utilizados na aula.
FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
“Como ministramos aula para centenas de alunos simultaneamente, a estratégia de termos uma aula mais extrovertida é uma ferramenta para manter a atenção dos estudantes. É possível obter um bom resultado com algumas brincadeiras e percebemos isso nas questões comentadas que realizamos”, ressaltou a professora.
Entre os estudantes contemplados com o Aulão Presencial, a finalista Loriza Lima, de 18 anos, elogiou a dinâmica apresentada pela equipe docente do Cemeam. De acordo com a estudante, as aulas mais descontraídas auxiliam na absorção do conteúdo.
FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
“Estamos inseridos numa cultura de vídeos curtos, coisas rápidas, pouca concentração. Então, as aulas serem extrovertidas nos ajudam a fixar atenção nos conteúdos e essas revisões que temos são muito importantes. São aulas bem-vindas”, compartilhou a aluna.