Associação Comunidade Rural Ativa Jaraqui participou diretamente da atividade fazendo o cadastramento dos alunos
Dê o play e ouça esta matéria
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou mais um curso de Capacitação de Caseiro Rural, desta vez no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), com a participação de 18 alunos cadastrados pela Associação Comunidade Rural Ativa do Jaraqui, da vila Divino Espírito Santo, no lago do Jaraqui. O curso iniciou na terça-feira (16/11) e será concluído nesta quinta (18/11).
Cada curso de Capacitação de Caseiro Rural tem 24 horas/aula teóricas e práticas, sendo oito horas por dia. Durante o curso, que é gratuito, os alunos recebem orientações sobre acompanhamento de plantio até a colheita e pós-colheita, controle de pragas e doenças, cuidados com o bem-estar dos animais nas propriedades rurais.
Os participantes também aprendem a fazer pequenas manutenções elétricas e hidráulicas e passam a ter noções de segurança e conhecimento sobre questões envolvendo a saúde no trabalho, direitos e deveres e primeiros socorros. As atividades são coordenadas pelo Departamento Pedagógico da Sepror.
Ao final do curso, a presidente da Associação Comunidade Rural Ativa do Jaraqui, Dorca Reis Gomes, falou em nome da turma.
“Estou aqui há quatro anos como líder da comunidade, e pela primeira vez estamos recebendo um curso como este. Estamos muito agradecidos por este apoio do Governo do Estado, com um curso que nos trouxe muito conhecimento, esclarecimentos sobre nossos direitos. Este curso vai ajudar muito os agricultores, porque antes a gente nunca teve esta ajuda”, afirmou.
Com participação do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o curso de Manaquiri foi aplicado pelos técnicos do Sistema Sepror, Railceneide Sousa, técnica em agropecuária; Luiz Alberto Platini, responsável pelo treinamento operacional em equipamentos agrícolas; a enfermeira Ana Flávia Marinho; e o advogado Sandro Ubiratã Moreira, responsável pelas orientações jurídicas.
Participaram do curso 18 alunos comunitários que já exercem a condição de caseiros rurais na região, e que agora são portadores de mais conhecimento para o melhor desempenho da profissão.