A inauguração do novo sistema simplificado de tratamento de água, implementado pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Unicef, na comunidade Paraná da Terra Nova, na quinta-feira (02/09), trouxe novas perspectivas para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade, situada no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).
Vivendo na região há mais de 20 anos, a pescadora Janilce da Silva conta que nunca teve água tratada na torneira da casa que divide com o marido e um filho na comunidade. Além da série de problemas que a falta de saneamento básico traz para a saúde das pessoas afetadas, Janilce encara diariamente uma rotina exaustiva que envolve ir até a beira do rio para recolher água e tratar dentro de casa.
“A gente armazena, põe dentro do balde, usa hipoclorito, que é o que mata as bactérias, e usa outro produto que é para limpar a água para a gente poder usar”, explica a pescadora.
Com a chegada do novo sistema simplificado de tratamento de água, instalado a poucos metros da casa de Janilce, a moradora se emociona e agradece pelo direito a ter acesso a uma água de qualidade, fundamental para a vida.
“Governador Wilson Lima, muito obrigada por você estar olhando aqui para o nosso interior, porque a gente estava precisando muito de uma água tratada dessa. Para a nossa comunidade toda, porque não adianta beneficiar só um, tem que beneficiar todos”, agradece a moradora.
Água na escola – Há mais de 30 anos, a professora Valdiza Benvinda da Silva leciona na Escola Municipal Frei Isidoro e relata o esforço vivido ao longo dos anos para tentar suprir a falta de água para os alunos da escola.
“Logo no início essa água chegava através dos funcionários. Não tinha bomba, era carregada mesmo, eles carregavam, chegavam, colocavam no filtro”, relata ela, agora aliviada com a chegada do novo sistema de tratamento. “Significa uma facilidade, tanto para nós como para os alunos, a comunidade toda, uma água tratada, coisa que nunca teve na escola”.
Novo sistema – O novo sistema simplificado de tratamento de água inaugurado na comunidade Paraná da Terra Nova, em Careiro da Várzea, é o primeiro de um total de 10 sistemas que serão instalados em comunidades rurais do Amazonas e que beneficiarão 22 mil pessoas. A inauguração contou a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, que destacou a importância do projeto, principalmente na vida das crianças.
“Esse é um projeto que me deixa muito feliz porque ele significa melhoria de qualidade na vida das pessoas, significa que menos crianças irão para uma unidade básica de saúde porque vão estar tomando uma água que é de qualidade, uma água potável”, disse o governador.
A implantação do sistema tem como finalidade garantir água tratada para as comunidades ribeirinhas. Além disso, o sistema vai permitir que crianças e adolescentes, que estão retornando às escolas de forma presencial, tenham acesso à água potável, principalmente em comunidades com difícil acesso ao saneamento básico.