Estado dá mais um passo no processo de regularização de 2,8 mil apartamentos, deixados por gestões passadas

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Os moradores do Parque Residencial São Raimundo comemoram o processo de regularização dos apartamentos entregues pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin), de 2007 a 2016. O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), está resolvendo o problema deixado por gestões passadas. Agora, 216 famílias terão título de propriedade em mãos.

“É bom a gente ter o nosso cantinho só para a gente. Não víamos a hora de receber esse título definitivo e compartilhar com todos os vizinhos também, é uma felicidade. Eu quero continuar aqui mesmo, gostei muito daqui porque é uma conquista muito grande”, comemorou o comerciante Carlos Cavalcante, de 57 anos.

Por determinação do governador Wilson Lima, o Estado dá mais um passo no processo de regularização de 2.823 apartamentos de residenciais entregues pelo Prosamin, alguns há 15 anos sem a situação regularizada.

No Prosamin do São Raimundo, 216 famílias foram atendidas pelo serviço social da UGPE e Suhab. De acordo com a subcoordenadora do Setor Social da UGPE, Viviane Dutra, essa primeira etapa do processo com as famílias foi para que os moradores apresentassem a documentação, que será avaliada pela Suhab.

“Toda uma fase de escritório, de levantamento de informações, de projetos de atualizações, organização das licenças de todos os documentos necessários para a regularização definitiva já está cumprida. Então, nesse primeiro momento, recebemos essas famílias para a atualização dos dados pessoais”, ressaltou Viviane.

Resgate

O Residencial do São Raimundo é o primeiro dos sete conjuntos habitacionais a passar por este processo, que busca resgatar uma dívida antiga, já que os moradores receberam os apartamentos, mas não têm o título de propriedade dos imóveis.

“Após sete anos aguardando essa situação, agora o Governo está nos proporcionando receber esse título definitivo. Isso é muito importante para a gente, porque isso nos dá direito assumido do que é nosso. Foram sete anos de expectativa. A partir do momento em que nós recebermos o título definitivo, vai ser uma conquista para cada um dos moradores”, ressaltou o morador Cléber Matos, de 53 anos.

Ainda de acordo com Viviane Dutra, o objetivo do Governo do Amazonas, por meio do projeto-piloto do Residencial São Raimundo, é conseguir entregar a titularidade definitiva a todos os imóveis do Prosamin que se encontram nesta situação.

“Esses imóveis ainda estão com a titularidade provisória precária, então, a ideia é que a gente consiga regularizar todos os apartamentos do programa que devem receber essa titulação”, disse.