O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) está realizando desde o dia 16 de novembro, ações de fiscalizações nos municípios, de Iranduba, Itacoatiara, Silves e Rio Preto da Eva. O objetivo é verificar o peso, a quantidade e a conformidade dos produtos comercializados, além de garantir a confiabilidade e segurança dos mesmos para o consumidor amazonense. A ação segue até o dia 20 de novembro.
O primeiro município a receber a visita dos fiscais do Ipem-AM, foi à cidade de Itacoatiara (distante a 176 quilômetros de Manaus), onde fiscais do Instituto estão percorrendo os estabelecimentos comerciais verificando se os produtos atendem aos requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Até o momento já foram verificados 83 instrumentos, sendo 51 bicos de abastecimento e 32 balanças comerciais. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
Já em Iranduba, município a 27 km de distância de Manaus, 14 estabelecimentos comerciais foram visitados, sendo 102 itens verificados, 25 balanças comerciais fiscalizadas, e 24 bicos de abastecimentos de combustíveis verificados, e nenhuma irregularidade registrada até o momento.
Dos produtos verificados estão os itens da cesta básica, como o arroz, feijão, açúcar, farinha, dentre outros; e produtos natalinos, como os tradicionais panetones, frutas cristalizadas, luminárias natalinas, pisca-piscas e brinquedos. Os postos de combustíveis também são alvos da fiscalização, que visa verificar se a quantidade de combustível entregue ao consumidor está correta e se atende à legislação do Inmetro.
O consumidor que desconfiar de possíveis irregularidades deve entrar em contato com a ouvidoria do Ipem no telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.