Integrando as atividades, a rede estadual realizará um concurso de redação sobre a temática
No mês alusivo ao Dia Nacional do Povo Mestiço, comemorado no dia 27 junho, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou, nesta terça-feira (20/06), do 13º Seminário sobre a Identidade Mestiça, realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre os participantes, estiveram dezenas de gestores escolares, que contribuíram com o debate, a fim de disseminar o tópico também nas escolas da rede estadual.
Organizado pelo Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, o seminário é apenas uma das ações que ocorrerão durante todo o mês de junho.
No dia 27 de junho, o movimento realizará dois grandes eventos nos municípios de Autazes (113 quilômetros de Manaus) e Careiro da Várzea (25 quilômetros de Manaus). O primeiro sediará a 8ª edição da Festa do Povo Mestiço e, o segundo, a 9ª festa. Os eventos contarão com atrações culturais. Já dos dias 30 de junho a 2 de julho, na capital, acontece o 12° Festival do Povo Mestiço em Manaus.
“É muito importante estar aqui, na casa do povo, realizando o nosso seminário. A gente vem, na nossa luta, reivindicando políticas públicas para a nossa população. Por isso, começamos hoje as nossas atividades, que também vão chegar a outros municípios”, destacou a presidente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Helderli Fideliz Castro.
Concurso de redação
Com objetivo de propor a reflexão sobre o tópico, a rede estadual de ensino vai promover um concurso de redação para os alunos da rede pública, em parceria com o Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro. Com o tema “Mestiço e seus direitos”, o concurso é destinado para alunos do Ensino Médio.
“A importância da discussão traz hoje os nossos coordenadores e gestores para participar dessa atividade na Aleam. Com isso, esses educadores levarão, com embasamento, o assunto aos nossos alunos. É importante levar as discussões, dentro dos nossos componentes curriculares, e disseminar o respeito e a não discriminação”, afirmou a coordenadora da Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) da Secretaria de Educação, Kátia Menezes.
O melhor texto apresentado no concurso também irá render um tablet ao vencedor. A banca será formada por integrantes da Secretaria de Educação e do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro.