As obras contemplam urbanização e habitação, com impacto direto na vida de 60 mil pessoas
Foi assinado nesta sexta-feira (07/10), o contrato para a execução de obras e serviços de engenharia, compreendendo a recuperação ambiental, urbanística e habitacional nas áreas de intervenção direta do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), no Igarapé do Quarenta, no trecho situado na zona leste, com início na rua Alberto Carreira, no bairro Japiim, até a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes.
De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, trata-se da maior e mais importante obra do programa. Na área, serão construídos sete dos nove conjuntos habitacionais projetados, com 616 dos 648 apartamentos que serão construídos pelo Prosamin+; dois parques urbanos, três praças, espaços comunitários multiuso, passeios públicos, ciclovia e anfiteatro, espaços comerciais e de serviços e uma feira coberta.
A obra também contempla saneamento básico, como implantação de rede de água e esgoto, quatro estações elevatórias, rede de drenagem urbana, galerias; intervenções viárias, como a construção de ponte e de uma rotatória; requalificação do igarapé, com revestimento do canal principal e reflorestamento.
Segundo a UGPE, as obras do Prosamin+ devem impactar diretamente na vida de cerca de 60 mil pessoas, sendo que 2.580 famílias (cerca de 12 mil pessoas) serão reassentadas de áreas de risco de alagação e desabamento para moradias seguras.
O resultado da Licitação Pública Internacional (LPI) foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 28 de setembro, após aprovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Prosamin+, que, no último dia 23 de setembro manifestou-se pela não objeção, avalizando a sua homologação.
O prazo de execução das obras é de quatro anos e as primeiras mobilizações no canteiro de obras estão previstas para iniciar nas próximas duas semanas.