Cigás participou da exposição da Feira do Empreendedor 2024
FOTO: Adriane Pantoja/Cigás
Com investimento acumulado de R$ 1 bilhão e o planejado de R$ 360 milhões até 2028, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) pretende ampliar, significativamente, o sistema de distribuição de gás natural (GN) para chegar a mais de 430 quilômetros de gasodutos. Durante a Feira do Empreendedor 2024, a concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural apresentou aos visitantes as oportunidades proporcionadas pelo mercado de GN, que podem trazer vantagens consideráveis para seus negócios.
O evento, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), representou uma oportunidade à Cigás de se conectar ainda mais ao ecossistema do empreendedorismo local. Informações sobre as diversas aplicações do gás natural, que pode abranger desde a cocção de alimentos ao aquecimento de água e à climatização de ambientes, bem como as vantagens econômicas do GN foram apresentadas aos visitantes do estande institucional da Companhia.
Um dos empreendedores que visitou o estande foi o empresário do ramo de panificação e membro da direção do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), Francijander Oliveira. Ele comentou que teve a oportunidade de participar, em outra ocasião, de palestra sobre o serviço da Cigás e que ficou interessado.
O empreendedor, que recebeu explicação de uma simulação detalhada sobre custos com combustíveis e sobre a expansão da rede de distribuição, ficou admirado com o retorno financeiro que pode obter com a aquisição do gás natural em seu negócio, além da possibilidade de acompanhar de perto o nível de consumo. “Além de ser mais seguro porque tem a tubulação, você tem um medidor em que você vê o que realmente está entrando (de gás natural) para consumo da tua empresa”, comentou.
O valor agregado do benefício do gás natural para o meio ambiente também serviu de atrativo para o empresário. “Eu gosto de empreender por esse lado também, a parte natural também é um dos nossos valores, então acho importante o trabalho da Cigás, e espero que as empresas façam adesão”, complementou.
Gás natural como aliado do empreendedorismo
Segundo a superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho, dez anos depois da última edição, o papel da Feira do Empreendedor foi trazer todas as oportunidades para alavancar os pequenos negócios, as suas vendas, melhorar a sua produtividade e a Cigás foi parceira nesse sentido. “Todo o portfólio, todos os produtos, todos os serviços que possam favorecer a operação do empreendimento e que são benéficos ao empreendedor pôde ser encontrado na Feira do Empreendedor com a Cigás e outros parceiros”, afirmou.
FOTO: Adriane Pantoja/Cigás
A singularidade do evento, caracterizado por uma programação extensa, que incluiu de exposições a palestras, foi destacada pelo diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara. De acordo com ele, a abrangência da feira passou por eixos de extrema significância (sustentabilidade, finanças e investimentos, inovação, inclusão e diversidade) e indispensáveis ao proporcionar aos empreendedores um ambiente propício para desenvolvimento de negócios.
O diretor-presidente destacou, ainda, o papel do gás natural como um importante aliado para o desenvolvimento do estado, por proporcionar uma gama de oportunidades de soluções energéticas, que podem ser aplicadas também em micro e pequenos negócios de diferentes ramos de atividades. “Na condição de concessionária de distribuição e comercialização de gás natural, também temos o compromisso de proporcionar aos empreendedores oportunidades de crescimento”, frisa.
Hoje, a Companhia tem mais de 20 mil unidades consumidoras (UC’s) contratadas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. Desse universo, há empreendimentos de grande, médio e pequeno portes de diferentes ramos de atividade, entre os quais, academias, lavanderias, padarias, restaurantes, pizzarias, motéis, hotéis e supermercados.
Feira do Empreendedor 2024
Com o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”, o evento teve por objetivo proporcionar um ambiente para impulsionar o crescimento de negócios. E propiciou oportunidades para networking, workshops, palestras, apresentação de novos produtos e serviços, geração de ideias e prospecção de novos empregos. Participaram mais de 100 expositores e foram disponibilizados cerca de 200 serviços empresariais.