Mais de 1 mil estudantes já participaram do programa “Eu Lidero”
FOTO: Ygson França/Sejusc
“Aprendemos sobre nossos erros e maneiras como podemos melhorar com eles”. Foi esse pensamento que marcou o estudante Jorge Henrique, de 16 anos, sobre o programa “Eu Lidero”, parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com a Organização não Governamental, Oliveira Foundation. Ao todo, 1.080 estudantes na capital e região metropolitana já participaram da ação.
Realizada nesta segunda-feira (04/11), na Escola Estadual Sólon de Lucena, na zona centro-sul de Manaus, a iniciativa oferece ferramentas e recursos essenciais, como livros e orientações, para promover o desenvolvimento emocional saudável e o fortalecimento de valores de liderança para crianças e adolescentes.
“Eu quero ser médico cirurgião, e saber sobre meus erros, participar do programa vai me ajudar a me envolver com as pessoas e ajudar elas também. Essa atividade mostrou maneiras e até a experiência dos outros alunos sobre superação”, enfatizou o estudante.
FOTO: Ygson França/Sejusc
Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos de Crianças e Adolescentes (Sedca), o programa atua com crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, por meio de treinamentos onlines e presenciais.
Continuidade
De acordo com a pedagoga e instrutora do programa, Jucilane Lima, as atividades ocorrem duas vezes por semana e prosseguirão até o ano que vem com os estudantes. O foco é fortalecer as questões socioemocionais e psicológicas dos alunos para que possam se tornar líderes exemplos.
FOTO: Ygson França/Sejusc
“Essa é a turma piloto e depois vamos dar continuidade, já aproveitando os alunos que queiram aplicar com as outras turmas. Eu acredito que os adolescentes são uma geração diferenciada, onde a questão psicológica está mais fragilizada, mas com esse projeto iremos fortalecer justamente esse ponto, que é as habilidades emocionais”, reforçou a instrutora.
A metodologia do programa foi desenvolvida pela Maxwell Leadership Foundation. A estimativa é que cerca de 15 mil jovens do Amazonas sejam beneficiados com o programa.