O concurso irá selecionar arte da fachada espaço cultural e será referência para marca oficial do festival deste ano
Até esta sexta-feira (01/03), artistas visuais de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) podem se inscrever no concurso do edital Mural Bumbódromo 2024. A arte selecionada vai ocupar a fachada do centro cultural, localizado na Ilha Tupinambarana. Além de ganhar notoriedade, o trabalho selecionado servirá de referência para criação da marca oficial do 57º Festival Folclórico de Parintins. As inscrições são gratuitas, exclusivamente aos artistas parintinenses, e estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Esta é a primeira edição do concurso, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O resultado será divulgado no dia 8 de março, no portal e nas redes sociais (@culturadoam).
O Bumbódromo, conhecido como o palco da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, traz na fachada, desde 2022, a obra “Vitória da Cultura Popular”, dos artistas parintinenses, Kemerson Freitas e Alziney Pereira, os “Curumiz”. No ano passado, a arte produzida com a técnica do grafite tornou-se a marca oficial da 56ª edição do festival, sendo um dos cenários mais requisitados pelos visitantes que embarcaram na Ilha Tupinambarana. Visibilidade ampliada para a arte que transcende à cultura popular e aos seus criadores.
“O mural abriu várias portas para a gente. Com todo o apoio da Secretaria de Cultura, gerou um reconhecimento nacional, não só local, durante o festival, mas também, para outros estados do Brasil e internacionalmente. O festival é reconhecido como um grande festival, mundo afora, mostrando a cultura parintinense”, lembra Alziney. “Eu faço esse chamado para todos que queiram estampar o seu trabalho no maior espetáculo da Terra, que é a cultura parintinense, que é o Festival Folclórico de Parintins”, convoca o artista.
Entre as critérios que vão pesar na decisão da curadoria, estão elencados no edital: Comunicabilidade (identidade entre o evento e seus elementos); Criatividade (inovação conceitual, técnica e aspectos estéticos); Originalidade (desvinculação das identidades existentes); Aplicabilidade (possibilidade de aplicação em diversas mídias).
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o concurso Mural Bumbódromo 2024, dá continuidade ao sucesso dos últimos anos e, mais que isso, abre mais portas aos artistas locais. “A iniciativa é um compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da cultura, dos seus artistas e que celebra a identidade cultural do nosso povo. Certamente, será mais uma grande obra que vai entrar para história do festival e elevar o talento dos nossos artistas a um patamar que realmente deve ser alcançado e reconhecido”, finaliza Apolo.
Mais informações, no edital disponível no Portal da Cultura, onde também se encontra o formulário de inscrição.