As palestras abordaram temas como bullying, cyberbullying, uso de drogas e violência sexual
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), promoveu 114 palestras educativas durante a Operação Hagnos ao longo do mês de novembro, alcançando um público de 7,6 mil pessoas. A operação, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater crimes contra crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Ao todo, foram realizadas 114 palestras em escolas estaduais, sendo 53 na capital e 61 no interior do estado. As apresentações abordaram temas como bullying, cyberbullying, uso de drogas e violência sexual, com o objetivo de orientar e conscientizar crianças, adolescentes e suas famílias.
A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, destacou os resultados expressivos obtidos pela operação, enfatizando a importância do trabalho preventivo no combate à violência contra crianças e adolescentes. Segundo a delegada, iniciativas como palestras e campanhas de conscientização dentro das escolas são fundamentais para proteger os grupos mais vulneráveis.
“Desde o início da Operação Hagnos, a Polícia Civil, em parceria com outros órgãos de proteção, se comprometeu a realizar um trabalho estratégico e preventivo. Nosso papel vai além de responsabilizar e prender infratores; queremos garantir o bem-estar das crianças e adolescentes. Por isso, priorizamos ações preventivas tanto na capital quanto no interior do estado”, afirmou Juliana Tuma.
A Operação Hagnos reflete o compromisso das instituições de segurança pública em proteger as crianças e adolescentes, ampliando o alcance da conscientização e promovendo uma sociedade mais segura e informada.
Denúncias
Os Boletins de Ocorrência (BOs) sobre crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes devem ser registrados na delegacia mais próxima ou diretamente na Depca, localizada na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul.
As denúncias também podem ser feitas pelo número (92) 99962-2441, disque-denúncia da Depca, ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).