A capacitação busca fortalecer o trabalho pericial para a obtenção de informações que irão auxiliar nas investigações

FOTO: Victor Levy/SSP-AM

Peritos do Departamento de Polícia-Técnico Científica (DPTC-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), receberam capacitação voltada para análises de conteúdo de vídeo e estimativa de velocidade audiovisual. A iniciativa, de acordo com a diretora do Instituto de Criminalística Lorena Baptista, Najara Marinho, vai fortalecer o trabalho pericial na obtenção de informações que irão auxiliar nas investigações da Polícia Civil (PC-AM).

“Através deste curso, vamos conseguir melhorar as imagens para conseguir obter informações que irão auxiliar nas investigações. Estamos otimizando o trabalho dos peritos para que possamos chegar ao resultado positivo nas perícias audiovisuais, com a possibilidade de melhorar qualidade de imagens, informações de vídeos, reconhecimento facial e estimativa de velocidade em vídeos de acidente de trânsito”, disse a diretora.

A capacitação foi realizada a partir da participação de um workshop, que foi concluído, nesta sexta-feira (11/04). A iniciativa surgiu de uma parceria entre o DPTC com a Polícia Federal (PF).

A turma de 20 peritos foi capacitada sobre as funcionalidades do analisador de vídeo e realizar análises de conteúdo envolvendo vídeos e áudios; Identificar as funcionalidades do Gerador de Laudos e utilizá-lo para documentar exames; Cálculo de Velocidade a partir de vídeos; Aplicação em medidas fotogramétricas, entre outros.

“É uma oportunidade ímpar de estar aqui porque esse curso vem esclarecer dúvidas e preencher lacunas que podem ser muito importantes para uma eventual elucidação de um caso. Quero agradecer a oportunidade que a direção do DPTC e a Polícia Federal em administrar esse workshop que será de muita utilidade para todos nós”, explicou o perito criminal, Izaias Júnior, do setor de perícia audiovisuais.