As equipes de investigação da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Eirunepé, em ação conjunta com policiais militares da cidade, efetuaram, na manhã da última sexta-feira (30/10), por volta das 6h, as prisões, em flagrante, dos irmãos indígenas Aki Aguiar Kulina, 36, e Wara Kulina, 38, pelo crime de homicídio do também indígena, Jibamar Tonoro Kulina, que tinha 50 anos, e pela tentativa de homicídio de Edir Pedro de Souza, 53. Os irmãos foram presos próximo às margens do lago Português, naquele município (distante de 1.160 quilômetros em linha reta a capital).

De acordo com o investigador Gonzaga Júnior, gestor da DIP, o fato ocorreu no bairro Nossa Senhora de Fátima, naquele município, quando os envolvidos consumiam bebidas alcoólicas, ocasião em que iniciaram uma briga, resultando nos delitos mencionados.

“Os autores foram presos no momento em que tentavam fugir para uma aldeia. Na ocasião, eles iam evadir-se por dentro da mata, quando realizamos, junto com a guarnição da Polícia Militar, um cerco policial e os capturamos”, comentou o investigador.

Conforme o gestor, a vítima que veio a óbito ainda conseguiu desferir golpes de faca nas costas de Aki, o que dificultou a fuga dos autores.

Procedimentos – Os autores irão responder pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Após os procedimentos cabíveis, eles foram encaminhados à carceragem da unidade policial, onde ficarão à disposição da justiça.