Curso teve carga horária de 120 horas e contou com simulação de cenários de risco

Foto: Vicente Silva / PMAM

Um grupo de 30 oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) concluiu a o Curso de Gerenciamento de Crises 2025 da Companhia de Operações Especiais (COE), encerrado na manhã desta terça-feira (26/02), na sede da COE, localizada na avenida Torquato Tapajós, zona norte.

A capacitação, que iniciou no dia 3 de fevereiro, teve como objetivo preparar os policiais militares para atuarem de forma técnica, eficiente e segura em ocorrências de alta complexidade, com foco na tomada de decisões estratégicas durante situações críticas.

O curso contou com carga horária de 120 horas e formou os policiais militares para atuarem como gerenciadores em ocorrências e eventos de crise. Entre os instrutores do curso estavam policiais militares em posição e comando na PMAM e representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com formação em cursos de gerenciamento de crise em outros estados, como São Paulo.

O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, foi o instrutor da aula inaugural e participou da formação de gerenciamento de crises dos oficiais. “Esse é um curso importante para a Polícia Militar do Amazonas e precisamos avançar com essa formação para os oficiais. Essa foi mais do que uma capacitação técnica, esse curso representa um aprimoramento fundamental nas funções de líderes e gestores da corporação e de ocorrências críticas”, destacou o subcomandante-geral da PMAM.

Foto: Vicente Silva / PMAM

Durante três semanas, os oficiais participaram de aulas teóricas expositivas com uso de recursos audiovisuais, estudos de casos reais, discussões em grupo, simulações práticas de gerenciamento de crises, palestras com especialistas em Segurança Pública e direito, e avaliações teóricas e práticas para mensuração do aprendizado durante o curso.

A capacitação abordou temas como o histórico do gerenciamento de crises com a evolução desse gerenciamento no Brasil e no mundo, a evolução do papel das Forças de Segurança em crises, processos de comando e controle em operações críticas, aspectos jurídicos do gerenciamento de crises, direitos humanos e uso progressivo da força, responsabilidades legais dos comandantes e operadores, técnicas e estratégias de negociações em crises, uso de tecnologia e equipamentos especializados, entre outros tópicos.

Foto: Vicente Silva / PMAM

Os participantes do curso são subordinados a unidades dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), Metropolitano (CPM) e do Interior (CPI) entre elas a COE, as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Batalhão de Choque, Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Força Tática, Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s) e os comandantes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tabatinga e o 11º BPM de Parintins.

O comandante do CPE, coronel PM Alysson Lima, salientou que o conhecimento do coordenador e dos instrutores do curso possibilitou uma formação de excelência para a turma de policiais militares. “Estamos entregando para a Polícia Militar do Amazonas essa safra de oficiais com gabarito e experiência do curso para as ocorrências que a corporação pode encontrar no caminho e saber que nós temos oficiais prontos e preparados”.