Também foram apreendidos três carregadores de fuzil, 50 munições e coletes com placas balísticas

Foto: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), prendeu um homem, de 22 anos, e apreendeu três fuzis, na madrugada desta quarta-feira (31/01), no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus. O homem já tem passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas.

De acordo com o comandante da Rocam, major Jackson Ribeiro, a ocorrência foi registrada por volta da 1h40, quando policiais militares da unidade especializada receberam denúncia anônima.

“O armamento seria utilizado para faccionados em crimes violentos e ataques por briga de território. Esse suspeito foi localizado tentando fugir para uma residência, subiu no telhado e caiu. Ocasião em que foi dada a voz de prisão. Os três armamentos, juntamente com munições e outros materiais, foram encontrados no local”, explicou o comandante da Rocam.

Durante a ação foram apreendidos três fuzis AK-47 de calibre 7,62 milímetros, três carregadores de fuzil, 50 munições, sendo 30 calibre 12 e 20 calibre 7,62 milímetros, quatro coletes com placas balísticas e dez camisas com nome e o brasão da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Durante a apresentação da ação em coletiva de imprensa, o subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, reforçou o compromisso da instituição no combate às organizações criminosas e o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Assessoria Central de Inteligência da PMAM (ACIPMAM).

“Essa é uma demonstração inequívoca do compromisso da Polícia Militar na proteção à vida e na defesa da sociedade. Isso demonstra o trabalho que vem sendo desenvolvido também de maneira integrada, de utilização de informações de equipes de inteligência. Estamos trabalhando em cima da mancha criminal. A gente vem acompanhando o movimento dessas organizações criminosas e já sabíamos que esse armamento existia e, após a abordagem, conseguimos fazer a apreensão desse material”, enfatizou o subcomandante-geral.

O homem e o material apreendido foram encaminhados para o 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Apreensão de armas

O comandante da Rocam, major Jackson Ribeiro, destaca, ainda, o trabalho desenvolvido pela unidade policial, que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Amazonas.

“A Rocam vem trabalhando incansavelmente no combate à criminalidade no Estado do Amazonas. Somente no mês de janeiro, nós apreendemos 24 armas de fogo. Ano passado nós apreendemos 133 armas de fogo. Neste ano de 2024, a PMAM continua trabalhando para aumentar o número de apreensão e trazer segurança à população amazonense”, pontuou o comandante da Rocam.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.