A iniciativa visa difundir conhecimento sobre os aspectos de engenharia, ambiental e social das obras executadas pelo órgão

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

O Programa “Tô na Obra”, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, recebeu alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Eles conheceram as obras do Programas Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), localizadas às margens do igarapé do 40.

A iniciativa, com a programação, visou difundir conhecimento entre estudantes e moradores das áreas de abrangência do Prosamin+, sobre os aspectos de engenharia, ambiental, social e de segurança do trabalho, inseridos nas obras.

“Já recebemos equipes técnicas de diversos países e estados brasileiros, que vêm conhecer de perto como executamos nossas obras, como realizamos os reassentamentos e como conciliamos o trabalho ambiental com a execução dos projetos”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

A professora de Arquitetura e Engenharia Reny Moita afirmou que a experiência é muito válida para os alunos, porque eles têm a oportunidade de vivenciar e conhecer na prática o que estudam na teoria, em sala de aula.

“Essa vivência de uma obra multidisciplinar, como é o Prosamin+, é de grande valia e muito importante para o currículo futuro desses alunos, pela oportunidade do conhecimento técnico e da experiência in loco”, afirmou a professora.

A aluna de engenharia ambiental Nataly de Carvalho classificou como enriquecedora a visita à obra. “Eu achei fantástico que o setor Ambiental da UGPE reaproveita as madeiras provenientes das árvores que foram retiradas, trituram e utilizam como adubo, posteriormente. Isso, para mim, é maravilhoso, porque os resíduos aqui têm a destinação correta”, afirmou a estudante.