Ação tem sido levada de forma lúdica e interativa para estudantes de diversas escolas de Manaus

Os conhecimentos sobre as vacinas e a importância da imunização para reduzir e eliminar doenças ou diminuir casos graves e óbitos têm sido levados de forma lúdica e interativa para estudantes, em Manaus, por meio do projeto “Info-Vacinar: divulgando e popularizando os conhecimentos sobre vacinas e as informações sobre o processo de vacinação”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto fomentado pelo Programa de Apoio a Popularização e Divulgação para CT&I (PAPD/Fapeam), Edital Nº 014/2022, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), tem visitado escolas, nas diversas zonas da cidade de Manaus, mostrando aos estudantes que a vacinação é algo fundamental e de extrema importância para contribuir para uma proteção coletiva.

Sob a coordenação do doutor em Medicina Tropical, Allyson Guimarães da Costa, o grupo de pesquisadores tem realizado o processo de divulgação científica sobre as vacinas, e a importância do processo de vacinação, relacionada à proteção contra doenças imunopreveníveis, em feiras itinerantes, produzindo vídeos didáticos e materiais educativos, como cartilhas e folders.

“Temos percebido que ao longo dos anos, o número de adesão das pessoas para tomarem vacinas tem diminuído, e isso tem gerado muitas preocupações de doenças que já estavam eliminadas voltando a ser uma preocupação de saúde, como, por exemplo, o sarampo”, acrescenta Allyson, coordenador do projeto.

As ações, divididas em quatro temas, abordam o que são e os tipos das vacinas, o processo de imunização, exemplos de doenças que são preveníveis pelo uso das vacinas e o calendário vacinal, que apresenta as vacinas a serem tomadas pela população ao longo dos anos.

Vacinas

O pesquisador explica que as vacinas podem ser produzidas a partir de diferentes técnicas, que, em geral, envolvem a preparação de uma solução com base no agente causador da doença que se quer evitar. Esse patógeno pode estar inativado; atenuado “ou enfraquecido”; ou modificado em laboratório.

Segundo Allyson, novas técnicas de biologia molecular permitem, ainda, o uso de informações genéticas para simular o patógeno. Com isso, a vacina administrada desperta no organismo uma resposta imunológica por meio da produção de anticorpos específicos e de estímulos as células de defesa, permitindo, em caso de contato futuro com o patógeno, o rápido reconhecimento e contenção do mesmo, impedindo o desenvolvimento da doença.

Para contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos sobre as vacinas, os pesquisadores promovem jogos com as temáticas do projeto, entre os quais, o jogo da memória e um quiz para mensurar o aprendizado dos alunos após as apresentações.

PAPD

O Programa PAPD/Fapeam financia propostas que contribuam para a popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação, com vistas a promover, fomentar e apoiar atividades e eventos de divulgação científica, tecnológica e de inovação, para o público em geral e para públicos específicos como forma de difundir os resultados e impactos de pesquisas apoiadas pela Fapeam e desenvolvidas no estado do Amazonas.