Iniciativa integra o Programa Ciência na Escola e envolve alunos do Ensino Fundamental, professores e comunidade escolar

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Brigadeiro Camarão Telles Ribeiro, localizada na zona sul de Manaus, estão participando do projeto “A musicalização teatral como ferramenta de aproximação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola”. A iniciativa integra o Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. 

O projeto de musicalização conta com o apoio do Centro de Atenção ao Surdo (CAS) e na escola é coordenado pela professora Agenora Andrade. As atividades iniciaram em julho deste ano e acontecem todas as quintas-feiras com os alunos do 5º ano 3. Segundo a professora, mesmo não possuindo alunos surdos na escola, foram identificados familiares de alunos surdos, e alunos “Codas” (do inglês Child of Deaf Adults), em tradução para o português “Filhos de Pais Surdos”.

Foi, inclusive, a partir do convívio com uma aluna “Coda”, que surgiu a ideia do projeto em Libras. A professora contou que a aluna de 7 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental,  é alfabetizada na Sala de Recursos no Ensino Bilíngue (Português e Libras). 

“Há a aceitação de Libras por parte de todos os alunos. Inclusive, durante os intervalos, participamos de uma interação em conversação em Libras. Nos corredores, os alunos em dupla, compartilham o que aprendem”, contou a professora Agenora, ressaltando que o objetivo do projeto é a inclusão da pessoa surda na sociedade, interação entre os alunos, incentivo ao uso de Libras e facilitar a comunicação entre as pessoas. 

Etapas

Além das atividades às quintas-feiras, o projeto “A musicalização teatral como ferramenta de aproximação do ensino da Libras na escola” abrange outras atividades com os alunos bolsistas, entre as quais: a sinalização dos ambientes da escola, um tour pelas dependências da escola, a apresentação do Coral de Libras e teatro dos sentimentos, utilizando os sinais em Libras e expressão corporal e facial, além dos “Aulões de Libras”, que envolvem toda a escola. 

Segundo o diretor da EE Brigadeiro Camarão, Marcos Vinicius, a receptividade das aulas ministradas tem dado um retorno positivo aos estudantes.

“Sobre o projeto de Libras, as crianças adoram e é algo absolutamente novo para elas. A recepção tem sido muito boa, os estudantes têm dado um retorno maravilhoso ao projeto”, afirmou o diretor. 

“Aulão de Libras”

Paralela às atividades com os alunos do 5º ano, toda a escola se envolve no “Aulão de Libras”. Desde o início do projeto, foram realizados dois “aulões”, tendo o último ocorrido no dia 29 de setembro. Outros dois estão programados para acontecer. 

A iniciativa, que tem por objetivo principal favorecer a interação e inclusão da pessoa surda na sociedade e proporcionar a aprendizagem de Libras a toda comunidade escolar, em sua última edição, contou com a participação de, aproximadamente, 350 estudantes.

O “aulão” foi ministrado pelo professor surdo, Gustavo Fernandes, e a tradutora e intérprete de Libras, Nair Neide  Barbosa, ambos da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz. 

Para o estudante de 11 anos, Eike Gadelha, que cursa o 5º ano 03, aprender os sinais e alfabeto em Libras, além de ser muito divertido, foi muito importante, pois inclui a pessoa surda na sociedade. 

“Na escola tivemos aulas de Libras, aprendemos o alfabeto e os números. Foi muito legal, gostei bastante, pois é muito importante a comunicação com pessoas surdas”, contou o estudante.