Recém-empossada, gestora do órgão reuniu-se com a equipe da UGPE, executora do programa  

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

A nova superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Beatriz Calheiros, e equipe técnica do órgão, foram recebidos, na sexta-feira ( 21/07), na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). No encontro, os técnicos da UGPE apresentaram os projetos e aspectos arqueológicos do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. 

Durante a reunião, Beatriz Calheiros enfatizou a importância do diálogo com ênfase na otimização do trabalho do Iphan na preservação do patrimônio cultural da região. “O Iphan e a UGPE possuem um acordo de cooperação e a ideia é que possamos executar bons trabalhos juntos e preservar o que pra nós é muito valoroso, que é o patrimônio cultural do nosso estado”, destacou.  

A superintendente recebeu o relatório da Consulta Pública do Prosai Parintins, que tem abordagens relacionadas ao aspecto arqueológico. O programa contempla obras de infraestrutura, ambiental e social no município (a 365 quilômetros de Manaus). 

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, ressaltou a relevância da presença do Iphan no processo, já que o órgão é responsável por chancelar a visão dos bens patrimoniais e culturais. “O acompanhamento do Iphan na adequação legal do licenciamento ambiental das atividades do programa é fundamental”, destacou. 

O subcoordenador Jurídico e de Relacionamento Institucional da UGPE, Francisco Soares, enfatizou a importância da parceria e o comprometimento com a proteção do patrimônio cultural nos projetos executados pela UGPE. “O Iphan tem um papel fundamental nos projetos que executamos”.