O recurso, obtido por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, será destinado a aquisição implementos agrícolas
Produtores rurais da região do Jatuarana, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), garantiram R$ 229,7 mil para a aquisição de implementos agrícolas. Proveniente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), o recurso é fruto da aprovação de um projeto de crédito elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), aprovado na última sexta-feira (10/11).
Entre os implementos agrícolas que serão adquiridos com crédito estão um trator e uma carreta agrícola, que, após a aquisição, devem beneficiar, pelo menos, 68 famílias da Associação de Produtores Rurais Orgânicos Maná, além de ajudar a alavancar a atividade agrícola na localidade. “É uma grande satisfação podermos celebrar a assinatura desse acordo, ainda mais que associação é assistida pela equipe do nosso instituto desde sua fundação”, destacou o gerente da unidade local (UnLoc) do Idam em Careiro da Várzea, Diogo Campos Cardoso.
Cardoso destaca, ainda, que os implementos possibilitarão que os agricultores familiares tenham mais facilidade no preparo do solo, com um trabalho mecanizado, que refletirá, consequentemente, na produtividade e renda das famílias, segundo o gerente.
Parceria
Garantir meios de elevar a agricultura familiar no Amazonas, visando a geração de emprego e renda é um compromisso do Idam, segundo o presidente do instituto, Vanderlei Alvino. Para ele, acessar recursos oriundos do FPS, por exemplo, é uma das formas que o produtor rural tem para evoluir e o Idam, por meio do corpo técnico, não tem medido esforços para a “ponte” entre os trabalhadores e as políticas públicas.
“Nossos técnicos atuam juntamente às associações de produtores rurais para garantir-lhes regularização e os benefícios, que são seus de direito. Todas as dúvidas referentes ao acesso às políticas públicas podem ser tiradas nas nossas 74 unidades presentes em todo o estado”, concluiu o diretor-presidente do Idam.