Projeto realizado pelo Governo do Amazonas e Coca-Cola Brasil visa fazer um Festival de Parintins mais sustentável
O Governo do Amazonas, em parceria com a Coca-Cola Brasil, doou mais de R$ 90 mil em equipamentos para estruturar a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), nesta segunda-feira (26/06). Na oportunidade, foi oficializada a entrega de 36 ecopontos para a cidade, que funcionarão como Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis.
A entrega faz parte do projeto “Recicla, Galera”, que reúne diferentes frentes de ação para realizar um Festival Folclórico mais sustentável em 2023. Um dos eixos da campanha visa apoiar a implementação da coleta seletiva de Parintins, por meio do fortalecimento da Ascalpin e, também, da Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin), que está dando apoio nas rotas de coleta.
“A gente quer tornar o maior Festival Folclórico do mundo o mais sustentável. A ideia é fazer isso mobilizando catadores, o comércio, turistas, para que a gente possa ter acima de tudo uma geração de renda para quem trabalha na gestão de resíduos e fortalecer com isso toda essa estrutura de coleta seletiva e destinação de resíduos no município”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
O “Recicla, Galera” é uma iniciativa de impacto positivo para a cidade de Parintins, segundo o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.
“Juntos, através do engajamento da população e da promoção da reciclagem, estamos contribuindo ativamente para a preservação ambiental, a redução dos resíduos e o aprimoramento da qualidade de vida na comunidade. Estamos comprometidos em refrescar o mundo e fazer a diferença, além de criar um futuro sustentável, deixando um impacto duradouro e positivo para o festival e para a cidade”, reforçou o diretor.
Desta forma, o projeto fez a doação de diversos materiais para a associação, entre prensas, triciclo, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes. Em dois anos de “Recicla, Galera”, chega a R$ 237 mil o investimento em equipamentos para estruturar a Ascalpin.
“Essas entregas trazem mais melhorias para a Associação, para evoluir cada vez mais o trabalho que nós fazemos dentro do município. A gente só tem a agradecer”, disse a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas.
Ecopontos
Durante o evento desta segunda-feira (26/06), o secretário da Sema também fez a entrega simbólica dos ecopontos para Parintins, que já começaram a operar em 36 locais da cidade, entre espaços turísticos, praças, avenidas e supermercados da ilha.
Os ecopontos visam dar suporte à coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do Festival. Após a festa, os PEVs ficam de maneira permanente na cidade, contribuindo para a implementação da coleta seletiva municipal.
O diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Juliano Valente, que também esteve presente, ressaltou a importância da ação.
“O projeto ‘Recicla, Galera’ é uma demonstração de que juntos somos mais fortes e podemos fazer o início da mudança de mentalidade dos nossos hábitos comuns. O Festival pode propagar a mensagem sustentável de que reciclar promove um ambiente saudável”, destacou.