Professores das escolas estaduais de Ensino Médio têm até o próximo dia 4 de dezembro para responder à pesquisa “Diagnóstico de demanda e formação docente”. Promovido pelo Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), o questionário tem como objetivo conhecer o perfil dos educadores e identificar as demandas de formação presentes na rede para a modalidade.
A pesquisa é válida para professores de Manaus e do interior e está disponível por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/questionariodocente.
“Entendemos que, se o currículo muda, a formação do professor também precisa mudar. Mas não basta só mudar a formação, é preciso conhecer o perfil desse professor da rede que está no Ensino Médio e quais são as suas necessidades formativas para fazer a gestão desse currículo na sala de aula”, afirmou a diretora do Cepan, professora Ana Lucena.
A diretora afirma, ainda, que a Secretaria de Educação tem se dedicado com afinco a esse planejamento, procurando englobar a nova estrutura do currículo, com seus componentes obrigatórios e eletivos. “Para dar conta de todas essas mudanças, os professores são os atores de fundamental importância para fazer com que as mudanças na sala de aula também ocorram”, concluiu Ana Lucena.
Aplicação – Os resultados do “Diagnóstico de demanda e formação docente” começarão a ser trabalhados no primeiro semestre de 2021, quando a Secretaria de Educação iniciará a implementação gradual do novo currículo do Ensino Médio – atendendo, primeiramente, aos estudantes da 1ª série.
Segundo a diretora do Cepan, os cursos de formação serão estruturados, inicialmente, em: Cursos de Atualização, com carga horária mínima de 40h e sobre os temas Eletivas, Itinerários Formativos e Conceito de Flexibilização; Cursos de Aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, com carga horária mínima de 360h, com temas voltados à docência da Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal do Espírito Santo e em parceria com o Ministério da Educação (MEC); e Cursos ou Programa de Mestrado Acadêmico ou Profissional, em parceria com instituições públicas do Estado e federais.