O Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas, encerrou neste domingo (04/10) as ações em alusão ao seu sexto aniversário de criação, comemorado na última quarta-feira (30/09). Para marcar a data, além de realizar sua missão diária de assistência às mulheres em violência doméstica e familiar, o programa promoveu uma corrida e caminhada virtual, iniciada no último dia 27 e encerrada com evento simbólico na manhã de hoje, no estacionamento do condomínio Alphaville, na Ponta Negra, zona oeste.

A caminhada e corrida virtual foi realizada de forma semelhante à prática da corrida convencional, porém de forma individual, como forma de evitar a aglomeração de pessoas, dessa forma respeitando as normas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da Covid-19.

Os participantes divulgaram em suas redes sociais fotos do percurso escolhido, entre 5km, 7km e 10km, e caminhada de 3km. Encerrando a ação, no evento simbólico deste domingo, alguns participantes largaram em percurso de 5k, representando os demais corredores.

Os participantes também doaram 1 quilo de alimento não perecível, que será reunido em cestas básicas, a serem entregues às acompanhadas mais necessitadas do Ronda.

De acordo com a comandante do Ronda, capitã PM Franciane, o evento é um preparativo para a corrida presencial que deverá ser realizada em 2021.

“As corridas virtuais já são bastante difundidas nos Estados Unidos, e a ideia veio da necessidade de corridas, tanto para incentivar atletas a continuarem treinando quanto para ajudar essas mulheres que estão passando necessidade em tempos de pandemia”, declarou.

O Ronda Maria da Penha é voltado à defesa de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e atua em toda a capital amazonense, exercendo na prática a Lei nº 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada em 2006.