O evento busca sensibilizar a comunidade escolar da rede estadual sobre a importância da inclusão nas escolas
Nesta quarta-feira (21/08), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início à “17ª Semana da Pessoa com Deficiência”, na programação da ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, que ocorre de 21 a 28 de agosto. Além de palestras, mesas redondas, lançamentos de cadernos pedagógicos, haverá mostra de materiais pedagógicos adaptados e um show de talentos.
Com a temática ‘Por uma Educação Inclusiva: não é sobre o que falta, mas o que podemos conquistar juntos’, o evento busca sensibilizar a comunidade escolar da rede estadual sobre a importância da inclusão dentro das salas de aula.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Djalma Batista, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, e contou com a presença de coordenadores, diretores, gestores, professores e pedagogos.
“Essa semana é comemorada anualmente em todo o Brasil. É uma semana que fala sobre a inclusão social das Pessoas com Deficiência e do combate à discriminação. Nos próximos dias, nós vamos ter várias atividades relacionadas a esse assunto”, explicou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Secretaria de Educação, Jane Bete Martins.
Além do Deppe, faz parte da organização do evento a Gerência de Atendimento Educacional Especial (Gaee), coordenada pela professora Hellen Prata. De acordo com a gerente, para que os professores possam trabalhar a inclusão nas escolas, é necessário o acesso a materiais didáticos que os auxiliem no processo de ensino.
“O nosso objetivo, é trazer para os professores da rede mais dois cadernos pedagógicos, que vão nortear o trabalho desses profissionais. Os cadernos lançados esse ano são o ‘TDAH [Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade]’ e o ‘Surdocegueira’. Esperamos que esse material possa contribuir com o trabalho dentro de sala de aula”, esclareceu a gerente da Gaee.
Para a secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Educação, Edilene Pinheiro, o evento reforça o compromisso da secretaria em ir além do conhecimento teórico, incentivando a implementação de ações concretas que promovam a inclusão dos alunos da educação especial.
“Nós atendemos, na rede estadual de ensino, 9 mil estudantes da educação especial. A secretaria tem um olhar diferenciado para cada necessidade que esses alunos têm em sala de aula e os nossos professores têm o compromisso na aprendizagem desses estudantes”, declarou a secretária.
Programação
A programação da ‘17ª Semana da Pessoa com Deficiência’ se estende até o dia 28 de agosto. Nos dias 22 e 23, ocorre a exposição da produção de materiais adaptados e o show de caça talentos em todas as escolas inclusivas da rede estadual. Na ocasião, cada escola elaborará uma programação abordando a temática da inclusão, com o objetivo de sensibilizar sobre os direitos, dignidade e respeito às pessoas com deficiência (PCDs).
No dia 27 de agosto, a comunidade escolar participa do ‘Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva’, que ocorre no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), no bairro Japiim, zona sul da capital, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A cerimônia de encerramento, no dia 28 de agosto, acontece na Escola Estadual (EE) de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, das 8h às 11h30. A programação inclui mostra dos materiais adaptados e show de talentos dos alunos da educação especial.