Mais de 570 profissionais participaram do processo voltado às escolas da capital e interior

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar divulgou, nesta terça-feira (30/04), o resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para diretores escolares. Mais de 570 candidatos participaram do processo e 181 foram aprovados. A relação com o resultado final está disponível em seduc.am.gov, na aba ‘PSS – Diretor Escolar’.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, verificou informações funcionais, documentos pessoais, experiência profissional, titularidade e probidade administrativa dos candidatos. E a segunda fase, também eliminatória, consistiu em uma entrevista, com pontuação de 0 a 10.

De acordo com a gerente de Fortalecimento da Gestão Escolar (GForge), Diana Franco, o processo seletivo de novos diretores escolares é um marco para a Secretaria de Educação.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação realiza um processo com essas características e com essas dimensões. Dos 574 candidatos inscritos, 181 foram aprovados por alcançarem nota superior ou igual a sete”, destacou Diana.

A iniciativa acompanha a ação nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei Nº 14.113, de 2020, que condiciona o recebimento de recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) a este processo.

Entre os requisitos básicos considerados para aprovação no certame estavam: ser servidor público efetivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar; ter disponibilidade em tempo integral; não ter afastamentos ou conflitos de interesses legais; ter formação em gestão escolar e coordenação pedagógica, entre outras exigências.

Próxima Fase

A partir de agora, o resultado final será homologado no Diário Oficial do Estado (DOE) e os candidatos poderão ser convocados, conforme a necessidade da secretaria, para assumirem a função de diretor de escolar, durante o prazo de dois anos, conforme rege o edital, podendo ser prorrogado por mais dois anos, de acordo com a necessidade da secretaria.

“Os candidatos precisam ficar atentos às comunicações oficiais da secretaria e ao DOE para as convocações, quando necessárias, ou seja, nos casos de substituição, cargos em vacância, inauguração de novas escolas e, até mesmo, diretores que por algum motivo peçam para deixar o cargo”, explicou a gerente.