Na 16ª edição, mais de 60 mil alunos do 2º ano realizarão a avaliação

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar iniciou, nesta segunda-feira (06/11), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam), na capital e em 48 municípios do interior do estado. Ao todo, mais de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizarão a prova, em 1.080 escolas municipais e estaduais, das quais 231 pertencem a rede estadual de ensino. 

Esta é a 16ª edição da prova do Sadeam. Voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais, a avaliação é dividida em duas partes, ocorrendo em dois dias diferentes, de acordo com o agendamento de cada unidade de ensino. O primeiro dia é voltado para a Língua Portuguesa e o segundo para a Matemática.

O resultado das provas do Sadeam, além de integrarem o Programa “Amazonas+Alfabetizado”, lançado em agosto pelo governador Wilson Lima e pactuado com os 62 prefeitos em evento com a presença do ministro da Educação (MEC), Camila Santana, também compõe um dos cinco itens de condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação Valor Aluno/Ano por Resultados (VAAR).


A coordenadora do escritório de projetos da Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar, Angélica Cordeiro, explicou como o Sadeam contribui para as políticas de Distribuição de Rateio do ICMS Educação (DRIE) e para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam).

Segundo ela, o diagnóstico que será realizado a partir da avaliação do Sadeam, resultará em uma identificação do nível de proficiência e aprendizagem, em cada escola.

“O Sadeam tem como objetivo aferir o desempenho educacional dos nossos estudantes para oferecer subsídios para a formulação, a reformulação e o monitoramento de políticas públicas a nível de território”, informou a coordenadora.

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Escola Simon Bolívar

A Escola Estadual Libertador Simon Bolívar, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, foi uma das primeiras a aplicar a avaliação, nesta segunda-feira, e contou com três turmas de 2º ano realizando as provas. 

A diretora da escola Simon Bolívar, Tarcila Cunha, reforçou a importância da realização da avaliação do Sadeam para a verificação da aprendizagem e do rendimento dos alunos.

“A preparação para a avaliação, no Simon Bolívar, é um trabalho contínuo. Desde o início do ano, os professores vêm trabalhando a interpretação de texto, a questão da leitura e a questão da múltipla escolha também”, explicou a diretora.

A aluna Maria Inar Fernandes, de 8 anos, estava empolgada para realizar a prova. Ela ficou muito feliz pela avaliação do dia ser a de Língua Portuguesa; pois, segundo ela, é a disciplina favorita.

“Eu estou preparada para fazer a prova de português e estou muito animada em fazer a prova do Sadeam”, contou a aluna.